As altas temperaturas registradas no Rio de Janeiro durante o Carnaval provocaram aumento na entrada de pacientes nas Unidades de Pronto Atendimento da rede estadual de saúde.

A cada hora, cinco pacientes chegavam às UPAs, com sintomas relacionados ao calor - como dores de cabeça, náuseas, tonturas, distúrbios visuais e insolação.
Ao todo, foram contabilizados quase 27.500 atendimentos, o equivalente a cerca de 2% a mais em relação ao Carnaval do ano passado. E, fora o mal-estar provocado pelo calorão, as principais queixas foram dores em geral e gastroenterite.
Os dados foram divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde, e se referem ao período entre os dias 13 e 17 de fevereiro.
Já o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) contabilizou só na capital fluminense mais de 3 mil atendimentos, sendo os principais motivos casos cardiovasculares, neurológicos e quedas.
Sobre as altas temperaturas, a prefeitura do Rio mantém a cidade no nível 3 de calor, desde a última sexta-feira, o que sinaliza que os termômetros podem oscilar entre 36º e 40º.
*Sob supervisão de Vitória Elizabeth
