Os desfiles das escolas de samba de São Paulo começaram, nessa sexta-feira (13), com enredo da Mocidade Unida da Mooca. Com enredo em homenagem ao Instituto da Mulher Negra Gelédes, fundado por Sueli Carneiro, a escola trouxe para avenida do Sambódromo do Anhembi a força da mulher negra.
Se apresentaram também a Colorado do Brás, Dragões da Real, Acadêmicos do Tatuapé, Rosas de Ouro e Vai-Vai. A Barroca Zona Sul encerra o desfile.
Neste sábado (14), mais sete escolas entram no Sambódromo. A primeira é a Império da Casa Verde, que vem em busca do quarto título no grupo especial. Depois se apresentam a Águia de Ouro, Mocidade Alegre, Gaviões da Fiel, Estrela do Terceiro Milênio, Tom Maior e Camisa Verde e Branco.
Na abertura nessa sexta-feira, o prefeito de São Paulo minimizou a confusão em megablocos que ocorreram esta semana. Ele atribuiu os problemas às paradas feitas pelos caminhões dos próprios blocos. Ainda assim, Ricardo Nunes elogiou a infraestrutura do evento. No entanto, o prefeito reconheceu que precisa resolver algumas questões. Sobre planejamento, diante de uma expectativa de público ainda maior para o ano que vem, o prefeito disse que estudos estão sendo feitos.