Um homem foi preso pela terceira vez na manhã desta quinta-feira (12) durante uma operação integrada das forças de segurança em Teresina. A ação ocorreu em bairros das zonas Sul, Sudeste e Leste da capital e também resultou na apreensão de drogas e de uma arma de fogo que estava escondida dentro de uma máquina de lavar. Ao todo, cinco pessoas foram presas, entre elas duas mulheres.
De acordo com a polícia, o suspeito foi localizado no bairro Promorar, na zona Sul da cidade. O coordenador do Departamento Estadual de Repressão ao Tráfico de Drogas (Denarc), delegado Samuel Silveira, afirmou que a operação teve como alvo integrantes da facção Bonde dos 40.
“Mais uma operação integrada da Secretaria de Segurança Pública, desta vez atacando a facção Bonde dos 40. Estamos no Promorar, mais uma arma de fogo apreendida, mais um faccionado preso. Ele que já havia entrado em confronto, já havia sido alvejado por um inimigo de facção e que agora, mais uma vez, pela terceira vez, está sendo preso pelas forças de segurança do estado do Piauí”, destacou o delegado.
Durante a operação, foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão em diferentes pontos da cidade. Além das prisões, os policiais apreenderam entorpecentes e armas que, segundo as investigações, estariam ligados à atuação de organizações criminosas envolvidas com o tráfico de drogas.
De acordo com o delegado Samuel Silveira, todos os presos utilizavam tornozeleira eletrônica no momento da operação.
“Indivíduos faccionados do Bonde dos 40 que continuavam a delinquir mesmo estando sob efeito da monitoração eletrônica. Esses indivíduos frequentavam os chamados reggaes da zona Sul e, no aprofundar das investigações, foi diagnosticado que eles continuavam a praticar crimes, principalmente o tráfico de drogas", acrescentou.
Sobre as mulheres presas, o delegado informou que uma delas seria responsável por organizar a venda de entorpecentes e a outra pela distribuição das drogas em um bairro da capital.
“A presa de prenome Thais, que foi presa junto com seu companheiro, era quem de fato, por assim dizer, a ‘boqueira’. Ela era quem organizava e realizava a venda da droga na região da zona Leste, mais especificamente no bairro Porto do Centro. A outra presa fazia a distribuição de drogas nos quitinetes do bairro Santa Fé, zona Sul da capital. Não é a primeira vez que ela é presa e era nossa crença de que, de fato, ela continuasse a cometer delitos, crença essa que foi reafirmada na manhã de hoje”, destacou.
Ainda segundo o delegado Samuel Silveira, a operação faz parte de uma estratégia permanente de atuação conjunta das forças de segurança no estado.
“Essa é mais uma ação do Pacto pela Ordem, um trabalho integrado das forças de segurança no combate diário à criminalidade, sobretudo ao tráfico de drogas”, afirmou.
A operação foi coordenada pelo Denarc e contou com o apoio da Polícia Militar do Piauí, por meio do Departamento Geral de Operações (DGO). Participaram ainda equipes do Batalhão de Rondas Ostensivas de Natureza Especial (BPRONE), do Batalhão Especial de Policiamento do Interior (BEPI), do Núcleo de Operações com Cães (NOC) e da Força Estadual Integrada de Segurança Pública (FEISP).
Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Piauí, novas ações integradas devem continuar sendo realizadas com foco no enfrentamento ao tráfico de drogas e na ampliação da presença policial em áreas com maior incidência de crimes.





