Artemis II: astronautas falam sobre a experiência após missão à Lua

Artemis II: astronautas falam sobre a experiência após missão à Lua

leandro santos
0

 


NASA astronaut Christina Koch, left, takes control of the Orion spacecraft during a manual piloting test on flight day 4 of the Artemis II mission. To her right is CSA (Canadian Space Agency) astronaut Jeremy Hansen and NASA astronaut Victor Glover. Foto: NASA/Divulgação
© NASA/DIVULGAÇÃO

Após 10 dias em uma missão em torno da Lua, os quatro tripulantes da missão Artemis II, da Nasa, Agência Espacial dos Estados Unidos, falaram pela primeira vez sobre a experiência, que foi a primeira viagem tripulada ao redor do satélite da Terra em mais de 50 anos. 

A única mulher da equipe, a engenheira astronauta Christina Koch, se tornou a primeira a viajar ao redor da Lua. Ao falar sobre a experiência, Christina Koch, quis redefinir o conceito de “tripulação”.  

"Quando vimos a pequena Terra, o que me impressionou não foi necessariamente a Terra em si, mas toda a escuridão ao redor. A Terra era como um bote salva-vidas pendurado de forma perturbadora no universo. Então, talvez eu não tenha aprendido tudo o que esta jornada ainda tem para me ensinar — eu sei que não aprendi tudo — mas há uma coisa nova que eu sei: Planeta Terra, você é uma tripulação".

O comandante do voo Reid Wiseman citou a complexidade do trabalho e também disse o quanto foi “especial”.  

"Victor, Christina e Jeremy, estamos ligados para sempre e ninguém aqui jamais saberá o que nós quatro acabamos de passar. E foi a coisa mais especial que já aconteceu na minha vida. Não foi fácil estar a mais de 300 mil quilômetros de casa. Antes do lançamento, parece o maior sonho do mundo, e quando você está lá fora, só quer voltar para sua família e seus amigos. É algo especial ser humano e estar no planeta Terra".

Já o piloto da cápsula Orion, o astronauta Victor Glover, agradeceu o apoio das filhas e da esposa. E lembrou a atuação dos colegas em solo firme.  

"Quero agradecer a Deus novamente, porque maior do que o desafio de tentar descrever o que passamos é a gratidão de ver o que vimos, fazer o que fizemos e estar com quem eu estava. É grande demais para caber em um só corpo. Temos a sorte de estar nesta agência, neste momento, juntos. Obrigado também à nossa equipe de operações aéreas pela carona de volta para casa de San Diego".

O quarto integrante foi o astronauta Jeremy Hansen da Agência Espacial Canadense. O tripulante deixou os colegas e pessoas presentes emocionados ao dizer que o grupo é apenas um reflexo da humanidade. 

"O que vocês viram foi um grupo de pessoas que adoravam contribuir, ter contribuições significativas e extrair alegria disso. E o que temos ouvido é que isso foi algo especial para vocês presenciarem. O motivo de abraçarmos vocês aqui é porque, quando vocês olham para cima, não estão olhando para nós. Nós somos um espelho que reflete vocês. E se gostarem do que veem, olhem um pouco mais fundo: esse é você". 

Os quatro astronautas voltaram à Terra a bordo da cápsula Orion, e pousaram sobre as águas do Oceano Pacífico, na costa de San Diego, Califórnia, na última sexta. Assim que chegaram, demonstraram alegria e tiveram a boa saúde atestada. 

Com isso foi concluída a missão Artemis II, um teste fundamental para a próxima missão, Artemis III, prevista para o ano que vem, quando os astronautas devem ir mais adiante nos testes, com o acoplamento da espaçonave com módulos lunares.  

Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Tá bom, aceito!) #days=(20)

Aceite nossos termos de uso para melhor experiência! Leia aqui
Ok, Go it!