Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

Moradores do bairro Cidade Jardim, na zona Leste de Teresina, denunciam a falta de segurança em uma das principais vias de acesso à região, a rua Genoveva, que também liga o bairro à Avenida Presidente Kennedy. Segundo relatos, além da criminalidade, as más condições da rua contribuem para o aumento da sensação de insegurança.
A via apresenta diversos problemas estruturais. Buracos e até um pequeno córrego obrigam motoristas a reduzir drasticamente a velocidade, o que, de acordo com quem passa pelo local, facilita a ação de criminosos.
A rua Genoveva é uma das principais ligações com o bairro, mas tem sido evitada por muitos moradores. Em determinados horários, motoristas preferem fazer trajetos mais longos para evitar o risco.
“Infelizmente é uma situação que já dura há décadas. A rua é muito ruim, cheia de lama e mato, e isso dificulta muito. A gente acaba procurando outra rota mais segura para chegar ao destino. Depois das 19h eu evito passar por aqui. Prefiro ir por outro caminho, mesmo sendo mais distante”,contou o coordenador de hotelaria Davi Alves.
Em nota, a Polícia Militar informou que tem itensificado operações e rondas ostensivas nas regiões que apresentam maior incidência de delitos e ressaltou a importância do registro de Boletins de Ocorrência para otimizar respostas. Confira a nota completa no final da matéria.
Uma moradora, que preferiu não se identificar, foi vítima de assalto na rua Genoveva. Ela contou que voltava para casa em uma moto por aplicativo quando foi abordada por três criminosos armados.
“Eles já chegaram com a arma em punho, mandando a gente descer. Levaram minha mochila e a moto do motorista. Até hoje não recuperamos nada”, relatou.
Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

O crime aconteceu por volta das 16h20, em plena luz do dia. Segundo a vítima, a insegurança no local não tem horário.
“Não importa se é de manhã, de tarde ou à noite, é sempre perigoso. E à noite é ainda pior, porque a iluminação é precária, não tem movimento e quase não há casas por perto. A gente fica vulnerável. E não é só o risco de perder os pertences, tem casos em que criminosos atiram. Eu mesma não passo mais por lá”, afirmou.
Diante da situação, moradores têm usado grupos de WhatsApp para alertar uns aos outros. A recomendação é evitar a via, principalmente à noite, e, quando necessário, circular acompanhado.
Foto: reprodução

Nota da Polícia Militar do Piauí
A Polícia Militar do Estado do Piauí (PM-PI), por meio do Comando de Policiamento da Capital, vem a público prestar esclarecimentos sobre as ações de enfrentamento aos crimes de roubo, especialmente em pontos sensíveis na cidade de Teresina.
A Instituição informa que tem empreendido esforços contínuos e acompanhado durante os planejamentos operacionais semanais, todas as áreas da capital. Nesses planejamentos, são observadas as tendências e padrões de ocorrências, bem como suas intensidades por área, horário e modalidade criminosa.
Com base nesse monitoramento técnico, a PM-PI tem intensificado seus ativos operacionais e as modalidades ostensivas de policiamento nas regiões que apresentam maior incidência de delitos. As ações incluem reforço do patrulhamento tático, operações de saturação, pontos de abordagem estratégicos e emprego de unidades especializadas, sempre alinhadas aos dados de inteligência.
A PM-PI reforça a importância do registro de boletins de ocorrência, pois esses dados são fundamentais para direcionar o planejamento e otimizar a resposta operacional em cada região da capital.