O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quinta-feira (7) que a reunião de cerca de três horas com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi positiva e abordou temas considerados estratégicos para o Brasil, como comércio bilateral, minerais críticos, segurança pública e cooperação econômica.
Após o encontro em Washington, Lula disse acreditar em uma boa relação entre os dois países e adotou um tom descontraído ao comentar a conversa com Trump.
“Eu acho que é uma relação histórica. Sabe aquele amor à primeira vista, uma química? Acho que é isso e tem que ser assim com outros presidentes também”, afirmou.
Durante a declaração, o presidente brasileiro também brincou com Trump sobre a Copa do Mundo e a possibilidade de restrições de vistos para jogadores brasileiros. “Eu espero que você não venha anular os vistos dos jogadores brasileiros da seleção, porque vamos vir aqui para ganhar a Copa do Mundo”, disse.
Comércio e minerais críticos
Segundo Lula, um dos principais temas da reunião foi a exploração de minerais críticos e terras raras, considerados estratégicos para a indústria global e para a transição energética.
O presidente afirmou que o Brasil quer ampliar o conhecimento sobre o próprio território e agregar valor à produção nacional, sem assumir apenas o papel de exportador de matérias-primas. “A gente conhece 30% do nosso território, agora temos que conhecer 100%”, declarou.
Lula também ressaltou a importância do comércio bilateral e disse que o Brasil está aberto ao diálogo com os Estados Unidos em diferentes áreas.
Cooperação contra o crime organizado
O ministro da Fazenda, Dario Durigan, apresentou durante a reunião um panorama da economia brasileira e discutiu mecanismos de cooperação entre Brasil e Estados Unidos no combate ao crime organizado.
Segundo Durigan, entre maio de 2025 e abril deste ano foram apreendidas mais de meia tonelada de armas e uma tonelada de drogas sintéticas vindas dos Estados Unidos.
O ministro afirmou ainda que os dois países discutem ampliar a cooperação entre aduanas, Receita Federal, polícia e órgãos de inteligência financeira para operações conjuntas. “Além da troca de informação, a gente tenha operação efetiva em vários momentos e a gente já tenha algumas planejadas para o ano”, afirmou.
PIX e investigação comercial
Lula disse que o sistema de pagamentos PIX não foi tratado diretamente durante a reunião com Trump. Apesar disso, o ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Márcio Elias Rosa, afirmou que Brasil e Estados Unidos terão uma nova reunião técnica nos próximos 30 dias para discutir a investigação comercial aberta pelos norte-americanos contra o Brasil.
A apuração, baseada na chamada Seção 301 da legislação americana, envolve temas como o PIX, comércio de produtos falsificados e alegações relacionadas às redes sociais.
Segundo integrantes da comitiva brasileira, o encontro desta quinta serviu como base para novas negociações e grupos de trabalho entre os dois países, embora nenhum acordo formal tenha sido anunciado até o momento.
Guerra no Irã e Venezuela
Questionado sobre divergências internacionais, Lula afirmou que prefere o diálogo à guerra e disse que não pretende confrontar Trump pelas posições do presidente americano sobre conflitos externos.
Trump não vai mudar o jeito dele ser por causa de uma reunião que durou três horas comigo. O que eu fiz questão de dizer para ele é o que eu penso das coisas que eu acho que podem ser feitas. Eu acredito muito mais no diálogo do que na guerra”, afirmou.
Sobre o conflito envolvendo o Irã, Lula disse acreditar que uma invasão poderia gerar consequências maiores do que o esperado. Já em relação à Venezuela, afirmou esperar que a situação esteja estabilizada e lembrou que acompanha o país desde 2002.
Fonte CBN