Trump chama Lula de ' presidente dinâmico' e diz que reunião foi produtiva

Trump chama Lula de ' presidente dinâmico' e diz que reunião foi produtiva

leandro santos
0

 Foto: Ricardo Stuckert / PR

LULA-TRUMP

reunião entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi encerrada nesta quinta-feira (7), na Casa Branca, em Washington. O encontro, que começou no início da tarde, ocorreu a portas fechadas.

Em publicação na rede social Truth Social, Trump classificou Lula como um “dinâmico presidente” e afirmou que diversos temas foram discutidos, com destaque para as tarifas comerciais. O republicano também indicou que novos encontros entre representantes dos dois países já estão previstos. O presidente Lula irá conceder uma coletiva de imprensa falando sobre a reunião.

“Acabei de concluir minha reunião com Luiz Inácio Lula da Silva, o dinâmico presidente do Brasil. Discutimos diversos temas, incluindo comércio e, especificamente, tarifas. A reunião foi muito produtiva. Nossos representantes têm reuniões agendadas para discutir alguns pontos-chave. Outras reuniões serão marcadas nos próximos meses, conforme necessário”, escreveu Trump.

A previsão era de que os dois dessem declarações à imprensa antes da reunião, mas isso não ocorreu. Segundo a correspondente do SBT Patrícia Vasconcellos, que está no local, a mudança no protocolo foi um pedido de Lula. Ele preferiu falar com os jornalistas somente após se reunir com o republicano.

A informação foi confirmada pelo secretário de Imprensa da Presidência, Lércio Portela Delgado, a diversos jornalistas que acompanham o encontro.

A reunião estava prevista para ocorrer desde o início do ano, mas foi adiada devido à guerra no Oriente Médio. Além do presidente Lula, a comitiva brasileira é composta por outros cinco ministros:

  • Mauro Vieira, ministro das Relações Exteriores;
  • Dario Duringan, ministro da Fazenda;
  • Alexandre Silveira, ministro de Minas e Energia;
  • Márcio Elias Rosa, ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços;
  • Wellington César Lima e Silva, ministro da Justiça.

Já a comitiva norte-americana inclui:

  • J.D. Vance, vice-presidente dos Estados Unidos;
  • Jamieson Greer, representante comercial;
  • Scott Bessent, secretário do Tesouro;
  • Howard William Lutnick, secretário de Comércio;
  • Susie Wiles, chefe de gabinete da Casa Branca.


Tags

Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Tá bom, aceito!) #days=(20)

Aceite nossos termos de uso para melhor experiência! Leia aqui
Ok, Go it!