Keir Starmer anuncia que vai renunciar ao cargo de primeiro-ministro do Reino Unido

Keir Starmer anuncia que vai renunciar ao cargo de primeiro-ministro do Reino Unido

leandro santos
0

O primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, anunciou em pronunciamento nesta segunda-feira (22) que deixará o cargo de chefe de governo e o comando do Partido Trabalhista.

Em tom de despedida, Starmer afirmou aceitar com humildade a avaliação de sua bancada parlamentar de que ele não é o nome mais indicado para liderar a legenda nas próximas eleições gerais.

O comitê executivo do Partido Trabalhista abrirá o processo de votações internas para a escolha do sucessor a partir do dia nove de julho.

O cronograma estipula que a eleição da nova liderança seja concluída até o recesso de verão, garantindo a posse do novo primeiro-ministro antes do retorno das atividades do Parlamento, em setembro.

A renúncia do premiê foi precipitada pela vitória eleitoral decisiva do ex-ministro Andy Burnham na eleição suplementar do distrito de Makerfield, ocorrida na última semana.

O resultado impulsionou a ala partidária que defende o nome de Burnham como a alternativa mais viável para conter o avanço do partido de extrema-direita Reform UK.

O futuro chefe de governo será o sétimo ocupante do cargo em Downing Street no período de dez anos, herdando um cenário de elevado endividamento público e baixo crescimento econômico.

Apesar da volatilidade política no Reino Unido, o anúncio de transição não provocou oscilações bruscas e os mercados financeiros da libra mantiveram a estabilidade.

Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Tá bom, aceito!) #days=(20)

Aceite nossos termos de uso para melhor experiência! Leia aqui
Ok, Go it!