Foto: Freepik

O governador Rafael Fonteles prorrogou por mais 180 dias o estado de emergência zoossanitária em todo o Piauí para reforçar as medidas de prevenção e controle da Peste Suína Clássica (PSC). O decreto foi publicado na edição desta quarta-feira (24) do Diário Oficial do Estado.
A medida amplia a vigência do decreto editado em janeiro deste ano, quando o Governo do Estado declarou emergência após a confirmação de um foco da doença no município de Porto, localizado a cerca de 170 quilômetros de Teresina.
A prorrogação foi solicitada pela Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi), que encaminhou um ofício ao Governo do Estado na última segunda-feira (22).
Segundo o novo decreto, a prorrogação é necessária para intensificar a vigilância sanitária em propriedades com criação de suínos e evitar a disseminação da doença entre estabelecimentos e rebanhos.
Ainda conforme o decreto, a manutenção da emergência zoossanitária possibilita a adoção imediata de medidas específicas para conter e eliminar o agente causador da doença, reduzindo o risco de novos focos no estado.
Com a publicação do decreto, o estado de emergência zoossanitária permanecerá em vigor por mais seis meses em todo o território piauiense.
O que é a peste suína clássica?
A Peste Suína Clássica é uma doença viral altamente contagiosa, que atinge suínos domésticos e javalis, podendo causar alta mortalidade nos animais. A doença não é transmitida para humanos, mas gera impactos na produção agropecuária e no comércio de animais.
Restrições à movimentação de animais
Com a decretação da emergência, a movimentação de animais e de produtos considerados de risco passa a seguir regras e procedimentos técnicos específicos, definidos por equipes responsáveis pelas operações de campo.