Foto: Benonias Cardoso/Cidadeverde.com

A Câmara dos Deputados encaminhou o encerramento do primeiro semestre legislativo antes do recesso parlamentar com a aprovação de propostas nas áreas econômica, educação, saúde e relações de trabalho. Parlamentares da bancada do Piauí fizeram um balanço das atividades e avaliaram que, apesar da polarização política, o Congresso conseguiu avançar em matérias de interesse nacional. Ao mesmo tempo, eles projetam um segundo semestre marcado por debates mais intensos em razão das eleições de 2026.
Para o deputado federal Átila Lira Filho (PP), a Câmara conseguiu construir acordos em pautas consideradas estratégicas para o país. Segundo o parlamentar, temas como a regulamentação da reforma tributária, o Plano Nacional de Educação (PNE), mudanças nas relações de trabalho e projetos voltados à geração de emprego e renda avançaram ao longo do semestre.
O deputado também destacou sua atuação como relator, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), do projeto que cria o Programa Nacional de Combate ao Câncer, que deve seguir diretamente para análise do Senado.
"Mesmo com as divergências políticas, quando são pautas que ajudam a população, a Câmara constrói consenso. Tivemos a reforma tributária, discussões sobre o trabalhador, o Plano Nacional de Educação e agora concluímos a tramitação do Programa Nacional de Combate ao Câncer, que segue para o Senado", afirmou Átila Lira Filho.
Expectativa para o segundo semestre
Pela base governista, o deputado federal Flávio Nogueira (PT) avaliou que o Congresso entra em uma nova etapa com a proximidade das eleições gerais. Segundo ele, a expectativa é de que propostas de maior repercussão política passem a dominar os debates no plenário.
O parlamentar afirmou que a prioridade do governo continuará sendo a aprovação de projetos voltados às políticas sociais e defendeu que o orçamento público contemple todas as camadas da população.
Foto: Benonias Cardoso/Cidadeverde.com

"Estamos na expectativa do segundo semestre porque é um ano eleitoral. É preciso ter cuidado com as chamadas pautas-bomba. O governo precisa governar para todos os brasileiros, garantindo políticas públicas e benefícios sociais, sem deixar que apenas os setores mais privilegiados concentrem os recursos públicos", declarou Flávio Nogueira.
O deputado também comentou o funcionamento da Câmara durante o semestre, marcado pela realização de sessões híbridas, com participação presencial e remota dos parlamentares.
"O Congresso tem funcionado de forma híbrida, com sessões presenciais e remotas. Em muitos momentos o plenário fica esvaziado. Agora a expectativa é acompanhar quais matérias serão apresentadas nesse período eleitoral", concluiu Flávio Nogueira.