Temporal deixa mais de 500 pessoas fora de casa no RS

Temporal deixa mais de 500 pessoas fora de casa no RS

leandro santos
0

 


A Prefeitura de Eldorado do Sul, na Região Metropolitana de Porto Alegre, decretou situação de emergência após o forte temporal que atingiu o município na manhã de sábado (11). O vendaval, acompanhado de granizo, causou destelhamentos, danos estruturais em residências, interrupções no fornecimento de energia elétrica e comprometeu o abastecimento de água em diversas localidades.

Segundo a Defesa Civil municipal, 130 residências foram danificadas, principalmente por causa dos destelhamentos provocados pelo vento forte. Ao todo, mais de 520 pessoas foram afetadas pelo temporal e precisaram deixar suas casas.

O órgão informou que o número de ocorrências pode aumentar conforme novos pedidos de auxílio sejam registrados pelos moradores.

Retomada da água potável é prioridade; moradores dependem de poços artesianos

Uma das principais metas das equipes de atendimento é a retomada do fornecimento de água potável. Grande parte do município não é abastecida pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) e depende de poços artesianos.

Com a falta de energia elétrica causada pelo temporal, muitos desses sistemas ficaram paralisados, deixando moradores sem acesso à água. Para reduzir os impactos, a Defesa Civil estadual enviou caminhões-pipas para abastecer caixas d’água comunitárias instaladas em diferentes pontos da cidade.

A operação também conta com o apoio da Defesa Civil de Porto Alegre, que disponibilizou mais dois caminhões-pipas para ampliar o atendimento às comunidades afetadas. A medida busca garantir o acesso à água potável enquanto o sistema de abastecimento não é totalmente normalizado.

Distribuição de telhas para imóveis danificados
Outra frente de atuação das equipes é a entrega de telhas às famílias que tiveram os imóveis destelhados. A Defesa Civil estadual encaminhou um carregamento do material ao município, e novas remessas continuam chegando à base da Defesa Civil em Eldorado do Sul.

A distribuição é feita diretamente nas residências cadastradas. Antes da entrega, os agentes realizam vistorias para confirmar os danos e calcular a quantidade de telhas necessária para cada imóvel.

A expectativa é que, até o fim deste domingo (12), a maior parte das famílias atingidas receba o material para realizar os reparos emergenciais nos telhados.

Tags

Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Tá bom, aceito!) #days=(20)

Aceite nossos termos de uso para melhor experiência! Leia aqui
Ok, Go it!