Foto: Rosinei Coutinho/STF

O ministro Gilmar Mendes, decano do Supremo Tribunal Federal (STF), fez duras críticas nesta terça-feira (15) à decisão do ministro André Mendonça que determinou o afastamento cautelar do diretor-geral da Polícia Federal (PF), Andrei Rodrigues.
"Qualquer cidadão que tenha o mínimo de noção do que significa a Polícia Federal não faria afastamento de um diretor-geral", afirmou Gilmar durante a sessão que analisa o caso envolvendo o ministro Alexandre de Moraes.
Na sequência, o decano elevou o tom.
"Não se faz. O sujeito tem que se algemar antes de fazer esse tipo de coisa", declarou. "É de uma falta de noção, de uma gravidade, que eu jamais vi", completou.
Mendonça determinou o afastamento cautelar de Andrei Rodrigues na terça-feira (8). A decisão também atingia Leandro Almada da Costa, diretor de Inteligência Policial da PF.
Na Segunda Turma, Nunes Marques e Luiz Fux votaram e formaram maioria sobre o caso após Gilmar Mendes pedir vista.
Posteriormente, o ministro Flávio Dino determinou a reintegração dos dois integrantes da PF aos cargos. O presidente do STF, Edson Fachin, interveio e anulou ambas as decisões.