IBGE disponibiliza série de mapas-múndi com Brasil no centro

IBGE disponibiliza série de mapas-múndi com Brasil no centro

leandro santos
0

 


Brasília (DF), 24/07/2026 - Mapa-múndi com o Hemisfério Sul no topo da imagem e o Brasil centralizado. Foto: IBGE/Divulgação
© IBGE/DIVULGAÇÃO

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) disponibiliza, nesta segunda-feira, 7 de setembro, Dia da Independência, o acesso à série inédita de mapas-múndi. O material pode ser acessado por meio do site da loja do Instituto, no endereço: loja.ibge.gov.br.

A série de mapas do IBGE teve início em 2024, e o mais recente deles coloca o Brasil no centro do mundo, rompendo com a tradicional representação centrada no continente europeu. A versão de 2026 foi aprovada globalmente, na última sexta-feira, na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).

Na votação, 164 países aprovaram a mudança e o uso da Equal Earth, que é uma projeção cartográfica semelhante à adotada pelo IBGE.

Os Estados Unidos votaram contra, e seis países se abstiveram.

Brasília (DF), 05/09/2026 - Mapa Mundial.


Mapa Equal Earth Map
Brasília (DF), 05/09/2026 - Mapa Mundial Terra Igual - Mapa Equal Earth Map

O modelo chamado “Terra Igual”, também adotado pela União Africana, corrige perspectivas que fazem continentes parecerem menores; procura preservar melhor as proporções entre os continentes e dar uma representação mais próxima das áreas reais das diferentes regiões do planeta.

De acordo com o IBGE, ao adotar o novo modelo, centralizar o Brasil e experimentar a inversão da orientação convencional norte-sul, o Instituto passou a explicitar que “toda representação cartográfica resulta de escolhas técnicas e convencionais”.

Tags

Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Tá bom, aceito!) #days=(20)

Aceite nossos termos de uso para melhor experiência! Leia aqui
Ok, Go it!