IMEPI fiscaliza brinquedos e produtos da ceia de Natal em estabelecimentos do Piauí

IMEPI fiscaliza brinquedos e produtos da ceia de Natal em estabelecimentos do Piauí

leandro santos
0

O Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (IMEPI) iniciou nesta terça-feira (03) a Operação Especial Natal Seguro. O órgão vai fiscalizar os estabelecimentos para garantir que o mercado esteja preparado para a época natalina apenas com produtos legais e seguros.

A ação segue no Piauí até o dia 30 de novembro, e tem caráter preventivo e ostensivo, dividindo-se em duas frentes principais.

Na área de qualidade e segurança, os fiscais do IMEPI estão inspecionando brinquedos em geral, bicicletas de uso infantil, luminárias natalinas e os tradicionais pisca-piscas. Itens que exigem a certificação e o selo do Inmetro para prevenir acidentes domésticos, como curtos-circuitos ou riscos às crianças.

Na área de metrologia (pesos e medidas), o foco está voltado para os produtos alimentícios pré-embalados que compõem a ceia das famílias piauienses. Estão passando por verificação itens como carne de frango, carne suína, azeite, panetones e frutas in natura. O objetivo é atestar se o peso indicado na embalagem corresponde exatamente à quantidade de produto entregue ao consumidor, descontando o peso da própria embalagem (tara).


Essa operação faz parte de um esforço nacional coordenado pelo Inmetro e a nossa intenção, ao iniciá-la já no começo de novembro, é preparar e orientar o comércio antes do pico de vendas. Queremos que o piauiense faça suas compras de Natal com total tranquilidade, sabendo que os brinquedos que dará aos filhos são seguros e que a ceia tem o peso correto. Ao mesmo tempo, garantimos que o lojista correto não seja prejudicado por quem tenta burlar as regras, destaca o diretor-geral do IMEPI, Oliveira Neto.
COMO DENUNCIAR?

Os consumidores que desconfiarem de irregularidades, como produtos sem o selo do Inmetro, com indícios de falsificação ou com peso duvidoso, podem fazer uma denúncia anônima por meio do aplicativo Fala Consumidor ou pelo WhatsApp da Ouvidoria do IMEPI: (86) 99456-1921.
Tags

Postar um comentário

0 Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Tá bom, aceito!) #days=(20)

Aceite nossos termos de uso para melhor experiência! Leia aqui
Ok, Go it!