BAIXO ESTOQUES DE SANGUE PODEM COMPROMETER CIRURGIAS NO PIAUI - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

31 de dez. de 2014

BAIXO ESTOQUES DE SANGUE PODEM COMPROMETER CIRURGIAS NO PIAUI

O atendimento a pacientes com câncer e leucemia está comprometido no Piauí. O problema acontece porque a produção de plaquetas foi reduzida devido ao pouco número de doações no Centro de Hemoterapia e Hematologia do Piauí (Hemopi). As plaquetas são componentes retirados do sangue doado e são essenciais para pacientes em tratamento.
Segundo Hortência Rocha, supervisora de coleta do Hemopi, as plaquetas tem durabilidade de apenas cinco dias e somente a população pode fazer algo para mudar os índices. “A gente precisa coletar sangue para poder produzir plaquetas todos os dias porque a distribuição de sangue do Hemopi é 24 horas”, disse.


Ainda de acordo com a supervisora, se houver a necessidade de uma cirurgia em algum paciente com câncer, ou um tratamento em que há indicação de plaquetas, o Hemopi tem condições mínimas de oferecer, mas por pouco tempo. “Há dois dias nós não teríamos condições, mas melhorou um pouco, mesmo assim estamos em condições razoáveis de estoque. Precisamos de mais doações para que melhore e possamos ajudar os necessitados”, afirmou.
Devido a situação, o hemocentro permanecerá aberto nesta quarta-feira (31) para receber as doações. “Estamos funcionando de 7h às 18h desta quarta e quinta-feira (1º) até meio dia. A partir de segunda-feira (5) retornaremos normalmente”, explicou a supervisora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário