CHUVA DE GRANISO NO SUL DO PIAUI - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

31 de dez. de 2014

CHUVA DE GRANISO NO SUL DO PIAUI

Chuvas acompanhadas de raios, trovões, ventos e queda de granizo foram registradas em alguns municípios da região Sul do Piauí na tarde e noite da terça-feira (30). Em Picos, a 306 km de Teresina, o temporal começou por volta das 18h e durou cerca de uma hora. De acordo com Eugênio Lopes, coordenador regional do Instituto Nacional de Meteorologia (INPE), os ventos chegaram a 80 km por hora e houve queda de granizo.Forte vendo causou a queda de várias árvores em Oeiras (Foto: Otávio Barros)Em várias cidades do Sul do estado houve chuva de granizo  (Foto: Otávio Barros)
“A chuva em si registrou poucos milímetros, mas teve vendaval, muitos raios, granizo e muitas árvores caíram na cidade”, disse Eugênio. Segundo ele, diversas placas de sinalização também foram derrubadas com a força dos ventos e até a manhã desta quarta-feira (31) as árvores ainda continuavam caídas nas ruas da cidade. Telhados também foram arrancados.
Em Oeiras, a 290 km da capital, o temporal acompanhado de chuva de granizo começou às 16h30 e teve uma hora de duração. Diversas ruas ficaram completamente alagadas e muitas quedas de árvore ocorreram em diversos bairros da cidade. Até o relógio de 297 anos da Igreja Matriz da cidade foi deslocado e corre risco de desabar. Devido o perigo de desabamento, a igreja foi fechada e não está recebendo fiéis nesta quarta-feira.
Chuvas fortes com vendaval também caíram nas cidades de Bocaina, Sussuapara, Monsenhor Gil e Novo Oriente. De acordo com a meteorologista Sônia Feitosa, tanto as chuvas quanto as tempestades registradas neste período do ano não constituem acontecimentos atípicos, uma vez que as temperaturas elevadas no estado são propícias a esse tipo de precipitações. Sobre as chuvas de granizo, Sônia desmente o senso comum de que o fenômeno ocorra apenas em locais de frio predominante.
Segundo a especialista, determinadas condições quando em conjunto podem facilitar a incidência destes fenômenos, como o contraste de temperatura, ventos fortes e a presença de nuvens propícias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário