Documentário 'Aridez' conta a história do heavy metal piauiense - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

31 de mar. de 2017

Documentário 'Aridez' conta a história do heavy metal piauiense

Erick Miranda começou a produção de Aridez em 2013 e lança o doc dia 1º em Teresina (Foto: Pedro Santiago/G1)A cidade era Teresina e o ano foi o de 1982. No Brasil, a ditadura militar caminhava para seu fim, brasileiros choravam a derrota da seleção na Copa do Mundo, e o mundo acompanhava a guerra entre Argentina e Inglaterra pelas ilhas Malvinas. Em meio a esse contexto, na capital piauiense, longe de tudo e de todos, um acontecimento que reverberaria pelos 20 anos seguintes estava se desenhando: a formação da banda Vênus e o nascimento do heavy metal piauiense.
Erick Miranda começou a produção de Aridez em
2013  (Foto: Pedro Santiago/G1)
Quem conta a história e muitas outras sobre essa insólita cena é o documentário "Aridez- Metal muito além do fim do mundo", com direção do publicitário Erick Miranda, que será lançado neste sábado  (1º) no Teatro do Boi (assista o trailler acima).
“A história do metal é muito rica e a cidade conhece muito pouco. As pessoas não têm ideia do tamanho da cena, da importância que as bandas daqui tiveram, que tem grupo daqui que lançou discos na Alemanha, Itália, Peru, México ou que a gravadora que lançou o Sepultura nos anos 80 teve interesse de lançar um disco com duas bandas do Piauí”, contou.
A produção do filme foi financiada com recursos próprios do publicitário e começou em 2013. Com farto material de época, como vídeos em VHS, fotos, resenhas de jornal, revistas e fanzines, Erick conta que as bandas tinham pouco coisa, mas que os headbangers conservaram um grande acervo.
“Os fãs tinham jornal de 1987 do (festival) Setembro Rock. Coisas difíceis de imaginar como um cara que tem a tradução do release do Scud feito a mão. Gente que tinha a resenha de jornal do Avalon de 1987. Eles foram a grande fonte de material para o documentário”, contou Miranda.

Mais do que atualmente, no início da década de 1980, Teresina era reconhecidamente uma cidade com ares interioranos dominada por costumes tradicionais e educada musicalmente apenas nos grandes sucessos e ritmos radiofônicos. Sozinhos e nadando contra essa corrente, alguns garotos que gostavam de rock se juntaram para tocar metal e enfrentar a falta de equipamento, de acesso a novos discos, locais para tocar e o preconceito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário