Sindicatos protestam contra reformas do governo Temer em Teresina - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

31 de mar. de 2017

Sindicatos protestam contra reformas do governo Temer em Teresina

Ato foi organizado pela CUT em frente a sede do TRT-PI (Foto: Catarina Costa/G1 Piauí)Em Teresina, centenas de classes trabalhadoras protestaram na manhã desta sexta-feira (31) contra a reforma da previdência e a terceirização dos serviços. O organizado pela Central Única de Trabalhadores (CUT), o ato aconteceu em frente ao prédio do Tribunal Regional do Trabalho no Centro da capital e contou com a participação de 500 pessoas, segundo a entidade. A polícia não compareceu ao ato, que iniciou às 9h e terminou por volta das 11h.
De acordo com Paulo Bezerra, presidente da CUT, “a manifestação acontece em frente a Justiça do Trabalho para mostrar ao Congresso a importância deste órgão, que é um fórum mediador dos direitos trabalhistas", declarou Paulo Bezerra, presidente da Curso.
Para o representante, o projeto da terceirização foi aprovado sem debate com as classes trabalhistas. Ele explicou que a mudança traz vários prejuízos como a aumento da jornada de trabalho, redução salarial, retirada do 13° salário e férias, além disso dar o direito da empresa terceirizar os servidores.
Ato foi organizado pela CUT em frente a sede do
TRT-PI (Foto: Catarina Costa/G1 Piauí)
O presidente do Sindicato dos Bancários do Piauí, Arimatéia Bastos, também está o protesto. Ele avaliou que o projeto de terceirização atinge principalmente a classe que trabalha em bancos privados, onde a rotatividade é maior. "É o fim da CLT e do concurso público. Se antes as empresas particulares faziam o que queriam com o trabalhador, agora imagina isso se estendendo para o setor público", completou.
Durante o ato, os servidores do Ministério Público do Trabalho (MPT) anunciaram a paralisação das atividades em prol do movimento. A manifestação ganhou também apoio da senadora Regina Sousa (PT) que definiu a reforma da previdência e terceirização como 'golpe político'.
"É um golpe contra o trabalhador. Percebo uma mudança de postura de alguns partidos contra estas mudanças, mas precisamos acumular forças e fazer um grande movimento para sacudir este país. O governo está preocupado somente com o capital para fechar as contas e a população paga por isso", comentou a senadora.
Outro sindicato que participou da manifestação foi o dos Agentes Peninteciários do Piauí. O diretor jurídico do Sinpoljuspi, Vilobaldo Carvalho frisou que a reforma não se trata de melhoria trabalhista, mas da destruição da previdência. "Poderia ser chamada ‘PEC da Destruição’ porque retira os direitos que conquistamos com tanta luta", disse.
Manifestantes levaram cartazes para criticar ações do governo Temer (Foto: Catarina Costa/G1 Piauí)Manifestantes levaram cartazes para criticar ações do governo Temer (Foto: Catarina Costa/G1 Piauí)
Após o ato em frente ao TRT, os trabalhadores participaram de uma audiência para discutir sobre as mudanças trabalhistas. Participaram também da  manifestação: Sinte, Correios, Sitricom (Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil de Teresina), Sindufpi, Sindifpi, Rodoviários, Confecções, Comerciários, Frente Brasil Popular, Sindicato dos servidores da Previdência (Sindprev) e Auditoria da Dívida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário