Oeiras completa 301 anos de emancipação política - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

26 de dez. de 2018

Oeiras completa 301 anos de emancipação política

Resultado de imagem para fotos de oeiras piauiNesta quarta-feira, 26, Oeiras ultrapassou o seu tricentenário. Nesta data a cidade completa 301 anos de emancipação política. De acordo com a história, a cidade se desenvolveu ao redor da matriz de Nossa Senhora da Vitória. Inicialmente foi conhecida como Vila da Mocha, por estar localizada às margens do riacho Mocha.
Primeira capital do Piauí, Oeiras ostenta o título de Primeira capital do Piauí, Berço da civilização piauiense, capital da fé, capital dos bandolins e Patrimônio Cultural Brasileiro. Não é à toa. Seus casarões presenciaram momentos importantes como a outorga da independência do Piauí e sua união ao Império do Brasil. A religiosidade católica está arraigada nas entranhas do município que encontra seu auge no período da Semana Santa, com eventos como a Procissão do Fogaréu.
Culturalmente, é a terra do músico Possidônio Queiroz, do romancista O. G. Rego de Carvalho e também dos bandolins e dos congos, uma prova de sua herança luso-africana.
Oeiras é hoje um importante polo cultural do Piauí, sua diversidade é extensa e importante para o estado. Foi tombada pelo IPHAN no ano de 2012 como patrimônio cultural nacional, se assim reconhecida sua importância cultural no cenário piauiense e brasileiro.
Segundo o dicionário onomástico etimológico de língua portuguesa, Oeiras pode vir do latino aurarias, acusativo plural de auraria, "de ouro, esp. mina de ouro". Deste modo, o nome de Oeiras leva-nos a aproximar a fundação da povoação a eventuais atividades auríferas no local.

História
Inicialmente foi conhecida como Vila da Mocha, por estar localizada às margens do riacho Mocha.
A evolução do povoado é grande e em 1712 a Mocha se torna vila por ordem do rei D João V. Em 1718 o Piauí é desmembrado da capitania do Maranhão e se torna independente. A ordem do rei é para que se instale a capital na Vila da Mocha. O decreto só vem a ser cumprido em 1759 quando chega o primeiro governador João Pereira Caldas. Mas só em 1761, dois anos após se tornar capital é que a Vila da Mocha é elevada a categoria de cidade com o nome de Oeiras, em homenagem ao ministro português Sebastião José de Carvalho Melo então conde de Oeiras e futuro Marques de Pombal.

Redação|Folhadeoeiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário