A Maternidade Evangelina Rosa adquire pontuação máxima pelo Ministério da Saúde - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

26 de jul. de 2019

A Maternidade Evangelina Rosa adquire pontuação máxima pelo Ministério da Saúde



Dando continuidade às ações de avaliação e monitoramento dos Centros Estaduais de Referência para o Método Canguru, o Ministério da Saúde realizou avaliação da Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER) no cumprimento da implantação das três etapas do método. A instituição alcançou o cumprimento das metas exigidas com pontuação máxima permitida. A informação é do coordenador Estadual do Método no Piauí e diretor-técnico da maternidade, médico Marcos Bittencourt. No início deste mês, a Unidade de Cuidados Intermediários Canguru foi reformada visando oferecer uma ambiência ao binômio mãe-bebê mais acolhedora, resolutiva e humanizada.
Segundo o diretor-geral da maternidade, médico Francisco Macêdo, a Unidade Canguru é essencial para a recuperação do recém-nascido pré-termo e de baixo peso ao nascer. “ A MDER alcança a cada dia uma nova maneira unida de trabalhar. Essa mesma vontade, garra, dedicação e qualidade dos colaboradores fazem o resgate da credibilidade de um grande hospital cuja história se confunde com a do povo do nosso Estado”, disse. Ele ressaltou ainda a qualidade do seu quadro multiprofissional que promove segurança aos que dele precisam. “Parabéns a todos esses que fazem grande diferença”, comemora

O Método Canguru é uma política nacional de saúde que integra um conjunto de ações voltadas para a qualificação do cuidado ao recém-nascido e sua família. Estas ações devem ser estabelecidas pelas equipes profissionais das Unidades Neonatais que devem estar preparadas para oferecer um atendimento de saúde qualificado, observando a individualidade de cada criança e de sua história familiar. 
Evangelina Rosa adquire pontuação máxima pelo Ministério da Saúde
Dentre as etapas avaliadas, a primeira inicia no pré-natal na gestação de alto risco, e, após, na internação do recém-nascido pré-termo na Unidade Neonatal. Os pais devem ser acolhidos, receber informações sobre as condições de saúde do seu filho, os cuidados prestados, as rotinas, o funcionamento da unidade e a equipe que cuidará de seu filho. Eles devem ter livre acesso à Unidade e não são visitantes, mas co-participantes do cuidado assistencial.

A participação da família é muito importante para o ganho de peso. Os pais são convidados a estarem presentes em todas as atividades desenvolvidas na unidade. Os estímulos ambientais prejudiciais da unidade neonatal, como ruídos, iluminação e odores devem ser atenuados.

Já a segunda etapa consiste na permanência do bebê de maneira contínua com sua mãe e a posição canguru deve ser realizada o maior tempo possível. A mãe participa ativamente dos cuidados do pré-termo, e deve estar apta e segura para colocar o bebê na posição canguru e cuidar do mesmo.

Na terceira e última etapa, o bebê vai para casa e deve ser acompanhado, juntamente com sua família, na atenção primária e/ou em casa até atingir o peso de 2.500 gramas.

A Maternidade Dona Evangelina é a referência estadual para o método e graças ao empenho da equipe composta de médicos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, enfermeiros, técnicos em enfermagem, assistentes sociais, psicólogos e terapeutas ocupacionais, a unidade hospitalar vem melhorando substancialmente os indicadores de saúde dos recém-nascidos de baixo peso.O Método Canguru é um modelo de assistência ao recém-nascido prematuro e sua família que tem chancela da OMS.

Benefícios do Método Canguru

• Menor tempo de internação do bebê

• Uso racional de oxigenioterapia para reduzir as sequelas;

• Manutenção da normotermia;

• Menos episódios de apneia – paradas respiratórias durante o sono;

• Incentivo ao aleitamento materno;

• Aumento do vínculo pai-mãe-bebê-família, reduzindo o abandono;

• Diminuição do tempo de separação pai-mãe-bebê-família;

• Melhor relacionamento família/equipe ; 

• Estimulação sensorial positiva;

• Diminuição de infecção hospitalar;

• Controle e alívio da dor;

• Acolhimento ao bebê e sua família;

• Respeito às individualidades;

• Promoção do contato pele a pele precoce que apresenta fortes evidências científicas na redução da mortalidade neonatal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário