Dica de Saúde , os benefícios do Alho - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

13 de ago de 2019

Dica de Saúde , os benefícios do Alho



O alho que deixa sua comida mais saborosa todos os dias é muito mais que um simples tempero. As grandes civilizações antigas, como os egípcios, os babilônios, os gregos, os romanos e os chineses exaltavam essa planta comestível. E isso, especialmente, por suas propriedades medicinais.

Quem nunca tomou um chá de alho contra os sintomas da gripe, por exemplo? Basicamente, se passa apertado para engolir um remédio caseiro potente, apesar de nada saboroso. Mesmo assim, depois disso o resfriado vai embora rapidinho, sem a necessidade de fármacos.

Apesar de causar desconforto enquanto está cru, por causa cheiro e da picância, ele é um excelente aliado da saúde. A maioria dos benefícios do alho, aliás, se dão por meio de compostos de enxofre, liberados quando o dente é picado, esmagado ou mastigado.
Dentes que nutrem

Mas não é só isso. O alho também é altamente nutritivo para nosso corpo. Inclusive, contém pouquíssimas calorias.

Por exemplo, uma porção de 28 gramas de alho (mais ou menos 5 dentes) tem apenas 42 calorias. Desse total, 1,8 gramas é de proteína e 9 gramas, de carboidratos.
Como tirar proveito do alho para a saúde?

Segundo especialistas, para ter acesso aos benefícios do alho para a saúde (que você confere abaixo), é preciso consumir de meio a 3 dentes de alho por dia.

A dica para potencializar os “milagres” do alho é picar ou amassar os dentes de alho 10 minutos antes de temperar a comida. Quem entende do assunto garante que esse descanso aumenta a quantidade de alicina, a principal responsável por suas propriedades benéficas à saúde.
Confira alguns benefícios do alho para sua saúde:

1. Combater vírus, bactérias e fungos, pois é rico em alicina;

2. Combater câncer de cólon, devido à presença dos sulfuretos de alila;

3. Prevenir a aterosclerose, por reduzir o colesterol alto e os triglicerídeos;

4. Proteger o coração, por reduzir o colesterol;

5. Diminuir a pressão a alta e prevenir trombose, por facilitar a circulação sanguínea;

6. Atuar como anti-inflamatório;

7. Melhorar os sintomas da asma e facilitar a respiração.

8. Melhorar a imunidade, se consumido cru, por ser rico em vitamina C e outros nutrientes que ajudam, especialmente, contra os sintomas de gripes e resfriados;

9. Prevenir a demência e a doença de Alzheimer, por conter antioxidantes que sustentam os mecanismos de proteção do organismo contra os danos causados pelos radicais livres, especialmente no cérebro;

10. Melhorar o desempenho atlético, por conter componentes capazes de reduzir a fadiga e aumentar a capacidade de trabalho (na Grécia Antiga ele já era usado também para esses fins);

11. Combater a intoxicação por metais pesados, especialmente o chumbo. O benefício fica por conta do enxofre do alho, que protege os órgãos internos;

12. Melhorar a saúde óssea, minimizando a perda da estrutura óssea e aumentando o estrogênio em mulheres (especialmente durante a menopausa);

13. Aumentar a longevidade, por combater doenças infecciosas, reduzir as chances de doenças do coração, aumentar a imunidade e contar com todas os demais benefícios já listados nessa seleção.

E então, você sabia que o alho poderia trazer tantos benefícios para sua vida? Você tem hábito de consumir esse tempero em seus dia a dia? Comente!

E, falando nesse tempero (que é também um santo remédio), não deixe de conferir ainda essa dica para facilitar sua vida na hora de manuseá-lo: 

Fonte: Tua Saúde, Ecycle

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI