Saúde , os benefícios da Rapadura - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

15 de ago. de 2019

Saúde , os benefícios da Rapadura



A rapadura é o doce feito a partir do caldo concentrado da cana-de-açúcar e, ao contrário do açúcar branco, é rica em nutrientes como cálcio, magnésio, ferro e potássio.

Um pedaço pequeno de rapadura com 30 g tem cerca de 111 Kcal, e o ideal é consumir apenas essa quantidade por dia para não engordar. Uma boa dica é comer a rapadura logo após uma grande refeição como o almoço, onde normalmente se come salada no prato principal, o que ajuda a reduzir a produção de gordura que o doce da rapadura pode trazer.
Benefícios da Rapadura

Devido ao seu teor de vitaminas e minerais, o consumo moderado de rapadura traz benefícios como:
Dar mais energia para o treino, por ser rica em calorias;
Prevenir anemias, por conter ferro e vitaminas do complexo B;
Melhorar o funcionamento do sistema nervoso devido à presença de vitaminas do complexo B;
Prevenir cãibras e osteoporose, por conter cálcio e fósforo.

As rapaduras que têm adição de alimentos nutritivos como castanhas, coco e amendoim trazem ainda mais benefícios para a saúde, mas é importante lembrar que o seu consumo deve ser feito apenas em pequenas quantidade por dia, especialmente no pré ou pós-treino, ou como energético natural de treinos longos, que duram mais de 1 hora. Veja mais sobre açúcares naturais e adoçantes, e saiba qual escolher.
Composição Nutricional

A tabela a seguir traz a composição nutricional para 100 g de rapadura e de açúcar branco, para comparar os nutrientes de cada um:

Quantidade: 100 g Rapadura Açúcar Branco
Energia: 352 kcal 387 kcal
Carboidrato: 90, 8 kcal 99,5 g
Proteína: 1 g 0,3 g
Gordura: 0,1 g 0 g
Fibras: 0 g 0 g
Cálcio: 30 mg 4 mg
Ferro: 4,4 g 0,1 mg
Magnésio: 47 mg 1 mg
Potássio: 459 mg 6 mg


É importante lembrar que, apesar de ser mais saudável, a rapadura não deve ser consumida em excesso, pois pode aumentar o risco de problemas como ganho de peso, triglicerídeos, colesterol e glicemia elevados. Ela também não deve ser consumida por pessoas com diabetes, colesterol alto e doenças renais.
Rapadura durante o treino dá mais energia

A rapadura pode ser usada como fonte rápida de energia e nutrientes em treinos longos com muito desgaste, como durante a prática de corridas de longa distância, pedal, remo e esportes de luta. Por ter um alto índice glicêmico, a energia do açúcar da rapadura é rapidamente absorvida pelo organismo, o que permite manter o rendimento do treino sem sentir a barriga pesada.

Assim, em treinos que duram mais 1 hora, pode-se consumir de 25 a 30 g de rapadura para repor energia e minerais, que são perdidos no suor. Além da rapadura, o caldo de cana também pode ser usado como estratégia para se hidratar e repor a energia de forma rápida. Veja mais dicas sobre o que comer no pré e pós-treino.

Assista ao vídeo a seguir e veja como fazer um energético caseiro para melhorar seu treino:







Rapadura é como uma versão integral e sem aditivos do açúcar. Originário das Ilhas Canárias, o alimento chegou em terras brasileiras logo após o descobrimento e é hoje muito apreciado em todo o País.



“O doce é feito a partir da raspagem das paredes dos tachos usados na fabricação do açúcar“, conta a nutricionista Adriana Pittelkow. Se comparada ao produto final da produção, açúcar refinado, a rapadura é muito mais rica em nutrientes.


Benefícios da rapadura

O valor nutricional da rapadura supera e muito o do açúcar refinado e até do mascavo. Ela contém até 100 vezes mais cálcio, até 26 vezes mais ferro e muito mais potássio, magnésio e vitamina A que os outros adoçantes.



A nutricionista lembra que o alimento é muito recomendado para a prevenção de anemias e da osteoporose. Além dos nutrientes já citados, a rapadura ainda contém vitaminas do complexo B, tiamina, riboflavina e niacina, substâncias que atuam no sistema nervoso evitando irritação e depressão.

Rapadura contém até 100 vezes mais cálcio que os outros adoçantes. Foto: iStock, Getty Images
Rapadura como aliada dos esportistas

O alto teor calórico faz da rapadura uma aliada de quem precisa de energia para treinar ou praticar atividades físicas intensas. Adriana recomenda que atletas, principalmente os de alta resistência, incluam esse alimento como parte da alimentação.



A maior motivação para inserir a rapadura na dieta é que ela fornece energia em grande quantidade. Porém, ela é muito mais benéfica que outros alimentos energéticos porque ainda tem vitaminas e minerais.



A nutricionista compara esse alimento com a maltodextrina, suplemento muito comum entre atletas, mas que fornece apenas carboidratos.



Mesmo com tantos benefícios, o consumo do doce não pode ser exagerado. Adriana comenta que por ter um alto índice glicêmico, o produto não é adequado para uso antes dos treinos pois pode provocar hipoglicemia de rebote, que é quando os níveis de açúcar no sangue se elevam e depois caem bruscamente.



“O ideal é consumir a rapadura durante e após os treinos”, indica a especialista. Ela ainda menciona que é uma excelente opção para ciclistas e atletas que fazem treinos longos. É um alimento fácil de comer e ainda é barato.


Rapadura no dia a dia

Mesmo quem não é atleta de alta performance pode incluir esse doce no dia a dia. Ele é uma ótima substituição para o açúcar e outros adoçantes no preparo de sobremesas, sucos e outras receitas.



A nutricionista afirma que preparar a rapadura com castanhas, coco e amendoim gera uma sobremesa oulanchinho doce saboroso e nutritivo. Ainda assim, não deve ser consumida em excesso devido ao alto teor calórico. Mesmo oferecendo diversos benefícios, é preciso ter moderação.



Adriana informa que o consumo máximo recomendado de açúcares adicionados é de 100 a 150 caloriaspor dia. “Isso representa entre 6 a 9 colheres de chá de adoçantes (naturais ou não) nos alimentos”, diz. Duas colheres de sopa de rapadura contém aproximadamente 111 calorias.



Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre a rapadura? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no

Nenhum comentário:

Postar um comentário