Oeiras atinge 2º lugar do Brasil em ranking de Governança Municipal - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

13 de nov. de 2019

Oeiras atinge 2º lugar do Brasil em ranking de Governança Municipal



Oeiras atingiu o segundo lugar do Brasil no Índice de Governança Municipal (IGM), criado pelo Conselho Federal de Administração para avaliar a gestão pública em mais de quatro mil municípios brasileiros. Do Piauí, Oeiras é a única cidade que aparece no ranking nacional. A cidade aparece na segunda colocação no grupo dos municípios com população entre 20 mil e 50 mil habitantes e renda anual per capita de até R$ 14.460. Com 8,27 pontos, numa escala que vai de 0 a 10, Oeiras ficou atrás apenas de Mantena (MG), que alcançou 8,51 pontos.
Oeiras atinge 2º lugar do Brasil em ranking de Governança Municipal
Criado em 2016, o IGM avalia a gestão municipal com base em 13 indicadores, entre eles, Educação, Saúde, Gestão, Transparência, Segurança e Planejamento Urbano. Esses indicadores são, por sua vez, agrupados em três dimensões: Finanças, Gestão e Desempenho. O ranking divulgado refere-se a informações coletadas em 2018 e estuda detalhadamente cada dimensão – Finanças analisa a disponibilidade de recursos e gestão fiscal, Gestão avalia as práticas de administração adotadas e Desempenho afere os resultados de políticas públicas para a sociedade.

O Conselho Federal de Administração (CFA) divide os municípios brasileiros em oito grupos populacionais e de PIB – cidades de até 20 mil habitantes, acima de 20 mil a 50 mil habitantes, acima de 50 mil a 100 mil habitantes e municípios acima de 100 mil habitantes. O PIB per capita varia de R$ 14.460 a R4 28.900, anuais.

A partir da construção de extenso banco de dados municipais, que foram extraídos de bases públicas como STN, IBGE, PNUD e DATASUS, o CFA prioriza indicadores e variáveis e, em seguida, por meio de tratamento estatístico, gera um resultado para cada dimensão e para o Índice. Assim como boa parte de suas fontes, o IGM é atualizado periodicamente.

A diretora de Desenvolvimento Institucional do Conselho Regional de Administração do Piauí, Mônica Carvalho, diz que o IGM é o índice mais completo atualmente no Brasil, pois dele traz a condensação de outros índices de referência e faz uma análise sob o ponto de vista do administrador. “Usamos 13 indicadores, mesclados por meio de índices já consolidados no mercado”, afirma a conselheira.

Segundo o prefeito José Raimundo, o resultado reflete os avanços do município de Oeiras, o colocando como referência em diversos indicadores sociais e econômicos. “Esta avaliação nos estimula a trabalhar ainda mais pelo seu desenvolvimento da nossa cidade”, afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário