Teresina: virada do ano deve ser com chuva e ventos de até 60Km/h - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

31 de dez. de 2019

Teresina: virada do ano deve ser com chuva e ventos de até 60Km/h

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os teresinenses devem iniciar o ano de 2020 com chuvas intensas. A chuva deve variar entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e os ventos devem ser intensos, entre 40-60Km/h.
Contudo, o climatologista Werton Costa destaca que apesar da possibilidade de chuva, não deve-se esperar que elas sejam tão intensas, vez que a temporada está apenas iniciando e chegando no Centro-Norte.
“Não serão chuvas tão intensas, mas pelo menos vai melhorar a condição térmica. Esperávamos que ontem a chuva que caiu em Teresina fosse mais intensa, mas ela não veio e caiu toda sobre o Estado do Maranhão, como em Pedreiras, que alagou completamente. Na capital choveu 5mm de chuva, um valor muito modesto para o mês de dezembro”, comenta.
Já a chuva que caiu na cidade de Floriano foi bastante significativa, registrando 44 mm, de acordo com dados do Cemaden. Isso fez com que o município fechasse o mês de dezembro com uma média acumulado relativamente boa.
(Foto: Jailson Soares)
Em compensação, Teresina encerra o mês de dezembro com o acumulado bem abaixo do esperado, somando apenas 24 mm em 30 dias.  “Em Teresina tivemos o registro de um vento um pouco mais forte, mas de forma isolada. Porém, em volume, a quantidade de chuva registrado no mês de dezembro terminou em baixa”, frisa Werton Costa.
O climatologista ainda destaca que o mês de dezembro apresentou déficit de praticamente todos os municípios do Estado do Piauí. As estações pluviométricas do Cemaden e as meteorológicas do Inmet demonstraram que ocorreu anomalia negativa e que dezembro foi pouco chuvoso, com chuvas abaixo da média na maior parte dos municípios monitorados.
“Boa parte dessa quebra na expectativa de chuva foi devido à condição térmica do Oceano Atlântico, que sofreu um brusco resfriamento impedindo assim a formação de nuvens, conjugada a atuação de um sistema transiente, o Vórtice Ciclônico de Altos Níveis. A atuação do Vcan impediu a formação de nuvens na maior parte da região Nordeste impedindo naturalmente a formação das trovoadas no estado do Piauí”, completa o especialista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário