Piauí é um estado de “Marias” e “Samuels”, aponta Portal da Transparência - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

20 de jun. de 2020

Piauí é um estado de “Marias” e “Samuels”, aponta Portal da Transparência

De acordo com o último censo demográfico feito pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o Brasil possui cerca de 200 milhões de habitantes com 130 mil nomes diferentes. Em 2016, o Piauí assumiu o posto de estado brasileiro com o maior número de “Marias”. Eram mais de 362 mil pessoas registradas com este nome no Estado. Para os nomes masculinos, Francisco era o mais comum, aparecendo em mais de 135 mil registros de nascimento.
Mas essa realidade foi mudando de lá para cá.  De acordo com os dados do Portal da Transparência do Registro Civil Brasileiro, ao longo do último ano, o nome masculino simples mais registrado no Piauí foi Samuel. Ele apareceu em pelo menos 49 registros de nascimento entre os mais de 110 mil que foram lavrados naquele ano. Maria continua sendo o nome feminino mais comum no Estado, aparecendo em pelo menos 53 registros.
Vale lembrar que estes 53 registros com Maria e estes 49 com Samuel são aqueles em que os dois nomes aparecem sozinhos, ou seja, não formam combinação de nome composto como, por exemplo, Maria Luísa e João Samuel. Tratam-se de registros em que o nascido recebeu o nome de Maria seguido do sobrenome e o nome Samuel também seguido do sobrenome imediatamente depois.
Foto: O Dia

Pelo ranking, os dez nomes simples mais registrados no Piauí, entre os sexos masculino e feminino, ao longo de 2019 foram Maria, Samuel, Arthur, Miguel, Heitor, Francisco, Gabriel, Lucas, Valentina e Davi. Já os dez nomes simples menos usuais no Piauí são: Matheus, Isabelly, Ryan, Elias, Felipe, José, Henrique, Jonas, Emanuel e Esther. 
No que respeita aos nomes compostos, o Piauí é um estado de “João Miguel” e “Maria Cecília”. Dos mais de 110 mil registros civis de nascimento lavrados ao longo de 2019, João Miguel apareceu em 238. Maria Cecília apareceu em 198 certidões. O segundo nome masculino composto mais registrados no Piauí é Enzo Gabriel, aparecendo em 230 registros. O segundo nome composto feminino mais comum é Maria Júlia, com 192 registros.
As dez combinações de nomes mais frequentes no Piauí no ano passado são nesta ordem: João Miguel, Enzo Gabriel, Maria Cecília, Maria Júlia, Maria Valentina, Maria Vitória, Ana Júlia, João Guilherme, João Lucas e Maria Alice. Por sua vez, as dez combinações de nomes menos usuais no Estado em 2019 foram Maria Sophia, Ana Sophia, Maria Isadora, Luís Miguel, Maria Aparecida, João Henrique, Nicolas Gabriel, José Felipe, São Vitor e Lívia Maria.
Confira aqui se seu nome está na lista dos mais comuns do Piauí
Foto: Agência Brasil

Teresina é uma cidade de “Marias” e “Heitores”
Observando-se os nomes simples mais registrados em Teresina no último ano, o Portal da Transparência aponta que eles são Maria e Heitor. Maria aparece como o nome simples feminino mais comum na capital piauiense, tendo aparecido em 12 registros de nascimento. Já Heitor aparece com o nome simples masculino mais frequente, tendo aparecido em sete registros. Vale lembrar novamente que se tratam de nomes simples, sem combinação, ou seja, quando o nascido recebeu o nome apenas de Maria e de Heitor, seguidos de seus sobrenomes.
Os dez nomes simples mais registrados em Teresina em 2019 foram nesta ordem: Maria, Helena, Heitor, Arthur, Theo, Miguel, Francisco, Isaac, Lucas e Benjamin. Já os dez nomes menos usuais na capital piauiense são: Emily, Heloise, José, Joaquim, Brenda, Emanuel, Joana, Antônio, Wanderson e Daniel.
No que respeita aos nomes compostos, Teresina é uma cidade formada por Enzo Gabriel e Maria Júlia. De acordo com o Portal da Transparência, de todos os registros civis de nascimento lavrados ao longo do ano passado na capital, em 40 o nome do nascido, quando era do sexo masculino, era Enzo Gabriel. Já nos nascidos do sexo feminino, Maria Júlia apareceu em primeiro, constando em 34 registros de nascimento.
Os dez nomes compostos mais frequentes em Teresina são nesta ordem: Enzo Gabriel, João Miguel, Maria Júlia, Maria Cecília, Maria Valentina, Maria Vitória, Maria Laura, Maria Eduarda, João Guilherme e Ana Júlia. Já os dez nomes compostos menos usuais na capital piauiense são: João Arthur, João Marcelo, Davi Lucca, Pedro Henrique, Ana Clara, João Heitor, Ângelo Miguel, Ana Laura, Arthur Miguel e Maria Liz.
Confira aqui se seu nome está entre os mais comuns de Teresina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário