Rio Grande do Piauí: morador denuncia alteração no resultado de teste da covid - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

20 de jun. de 2020

Rio Grande do Piauí: morador denuncia alteração no resultado de teste da covid

O resultado de um teste rápido de covid-19 está sendo motivo de impasses e discordâncias no município de Rio Grande do Piauí, a 381 Km de Teresina. Na última terça-feira, dia 16 de junho, Francisco da Costa e Silva Neto, 28 anos, buscou o posto de saúde da cidade para fazer um teste do novo coronavírus e saber se estava ou não contaminado.
O resultado do teste rápido saiu dentro de 15 minutos, o tempo usual de diagnóstico. O exame deu negativo e Francisco foi liberado para casa. Mas cerca de duas horas depois, ligaram para ele do hospital informando que o teste havia na realidade dado positivo e não negativo. Foi o que ele relatou à reportagem do Portalodia.com.
Foto: Reprodução/Redes Sociais

“Quando foi 8 horas eu cheguei na porta da Secretaria de Saúde, preenchi a ficha, entrei e fiz o teste. Fiquei lá os 15 minutos de espera pro resultado e aí eles disseram que o teste tinha dado negativo. Me liberaram para casa, disseram que eu podia ficar normal com a minha família em isolamento. A pessoa que fez o teste tirou a foto e mandou pro meu celular. Eu fui pra casa ficar com minha família, então quando foi 10h40 me enviaram de novo a foto do teste dizendo que tinha dado uma alteração. Disseram que quando foram descartar o teste, deu uma alteração. Eu achei estranho, porque o teste rápido não é 15 minutos? Como que dá mais de duas horas depois e eles falaram que deu alteração e que foi positivo?”, relatou Francisco.
Foto: Reprodução/Redes Sociais

Estranhando o resultado, ele conta que buscou ajuda de um médico conhecido seu que o aconselhou a fazer um novo teste em outro local, dessa vez na rede particular. Francisco o fez: foi até Floriano, onde realizou um novo exame. “Fizeram a coleta do material, uma hora depois eu liguei pra clínica, disseram que o teste estava pronto, me informaram que o resultado deu negativo, me mandaram o arquivo em PDF por telefone e eu voltei lá só pra pegar o resultado impresso. Eles mesmos mandaram o resultado pra Secretaria de Saúde de Rio Grande, mas lá disseram que não aceitariam aquele exame, porque o que vale é o do município, que tinha dado positivo”.
Foto: Reprodução/Redes Sociais

Diante da situação, Francisco conta que entrou para a estatística dos positivados para Covid-19 em Rio Grande, mesmo tendo um teste que comprove que não está contaminado e mesmo que o primeiro resultado de seu teste rápido feito junto à Secretaria de Saúde da cidade tenha dado negativo.
“O tempo do teste rápido é 15 minutos. Então o resultado que sai dele não é dado nem em 10 minutos, nem em 20. Como que me ligaram duas horas depois dizendo que na verdade o meu teste negativo tinha dado positivo?”, questiona. Francisco relata ainda que vem passando por constrangimentos na cidade, sobretudo por se tratar de um município pequeno onde todo mundo se conhece e a população teme ter contato com alguém contaminado com covid-19.
“Meus pais têm um comércio e as pessoas ficam dizendo ‘ei, não vai no comércio deles não que o filho deles tem coronavírus’. Isso prejudica meus pais, prejudica a minha família, porque depois dessa confusão toda, eles queriam fechar o comércio. Eu evitei até ir lá. Vou passar uns dias na casa da minha sogra em Flores e ainda tive que assinar um termo de isolamento lá, porque Rio Grande disse que eu tenho covid e a prefeitura de Flores quer garantir que eu não sou transmissor”, explicou.
Por fim, Francisco disse que procurou fazer mais dois testes rápidos, desta vez em Canto do Buriti, e os dois deram negativo para covid-19. Mesmo assim, ele relata, o poder público de Rio Grande não aceitou os exames.
Foto: Reprodução/Redes Sociais

O outro lado
O Portalodia.com buscou a Prefeitura de Rio Grande do Piauí e a secretária de Saúde do Município, Sílvia Brandão, pelos números de contato divulgados na página oficial da Prefeitura da cidade. As ligações não foram atendidas. A reportagem segue tentando contato e o espaço fica aberto para futuros esclarecimentos por parte do poder público de Rio Grande do Piauí.
No momento, a cidade possui 14 casos confirmados de covid-19 e um óbito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário