Casos de Covid estão em 2º lugar no ranking de atendimento do Samu - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

22 de jul. de 2020

Casos de Covid estão em 2º lugar no ranking de atendimento do Samu

Foto:Divulgação/PMT

Entre março e junho deste ano o SAMU de Teresina contabilizou atendimento a 10.357 pessoas em situação de urgência, o que representa uma média de 101 ocorrências por dia. Desse total, as urgências clínicas foram os casos mais recorrentes (4.409). Os casos de Covid-19 ficaram em segundo lugar no ranking, sendo registrada assistência a 1.800 pessoas com quadro suspeito ou confirmado da doença.

Segundo Patrícia Marque, servidora do setor de estatística do órgão, durante a pandemia houve aumento em 300% das ligações para o 192, se comparado ao mesmo período do ano passado. “O SAMU também atendeu 1.354 pessoas vítimas de acidente de trânsito, além de usuários em situação de urgência psiquiátrica, obstétrica e traumática. As equipes também realizaram a transferência de pacientes graves de um hospital para outro”.

A diretora geral do órgão, Francina Amorim, informa que o SAMU adotou novos protocolos durante a pandemia do coronavírus. “Foram realizadas várias medidas para aperfeiçoar o serviço, como acréscimo de duas ambulâncias específicas para atender sintomáticos gripais, reforço da higienização das viaturas, pulverização das vestimentas dos socorristas, treinamento das equipes e afastamento dos servidores que integravam o grupo de risco para a doença”.

Ela explica ainda que o SAMU tem se destacado a nível nacional e que o serviço contribui significativamente para aumentar a sobrevida dos pacientes. “O nosso SAMU foi o primeiro do Brasil a implantar núcleo de segurança do paciente e foi pioneiro no Nordeste a criar projeto de Libras. Além disso, tem materiais de alto custo e que são utilizados em poucos SAMUs do país, como medicamento que reverte infarto agudo do miocárdio”.

O SAMU é um programa do Governo Federal, administrado pela Prefeitura de Teresina, que presta socorro em casos de urgência e emergência. Atualmente, dispõe de 09 ambulâncias básicas, 04 ambulâncias avançadas, 02 motolâncias e 01 central de regulação, local que atende os chamados do 192 e que reúne profissionais telefonistas, médicos reguladores e rádio-operadores que se comunicam constantemente com as ambulâncias através do sistema de rádio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário