Programa Busca Ativa atinge 95% dos municípios piauienses - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

16 de jul. de 2020

Programa Busca Ativa atinge 95% dos municípios piauienses

O Programa “Busca Ativa” já está presente em mais de 95% dos municípios piauienses ajudando a rastrear rapidamente os números de casos de pessoas infectadas pelo novo coronavírus no Piauí e propiciando informações sobre isolamento, tratamento na fase inicial e evitando, assim, o contágio de outras pessoas.

O programa que consiste na utilização do aplicativo Monitora Covid, combinado com telefonemas para monitorar os sintomas de pacientes suspeitos e confirmados de Covid-19 em suas casas com visitas domiciliares para verificar os níveis de oxigênio e testar familiares, mesmo que assintomáticos.

Programa Busca Ativa atende mais de 213 municípios no Piauí - Foto: Divulgação/Sesapi 

Isso tem trazido resultados que ajudam a desafogar o sistema de saúde, como explica a gerente de Atenção Primária da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), Dília Falcão. “Quando testamos um familiar de alguém que deu positivo e ele também dá positivo, essa pessoa já se isola, evitando contaminar outras pessoas. Ela também já fica em observação dos sintomas e evita contaminar uma pessoa que tenha comorbidades e venha a precisar de uma UTI. É uma cadeia que a gente vai quebrando”, explica a gerente.


“O busca ativa atingiu a marca de 213 municípios alcançados. Obrigada a todos os municípios que fizeram essa adesão, principalmente a todas pessoas que abrem as portas das suas casas para que possamos entrar e verificar se são portadoras de Covid -19 e orientar toda a família. Nós estamos aqui para isso. O Governo do Estado e a Secretaria da Saúde tem essa preocupação com os piauienses, pois no Piauí a vida tem valor. Pensando nisso, o busca ativa vai à casa dos piauienses para orientá-los sobre o tratamento”, destacou Dília Falcão.


Programa Busca Ativa atende mais de 213 municípios no Piauí - Foto: Divulgação/Sesapi 

Ela ressalta ainda que já há comprovações que, quando a doença é diagnosticada no início e tratada precocemente, as chances de curas são muito mais elevadas. “Então, se você testou positivo, está com os sintomas, nos avise para que possamos testar a sua família e lhe orientar como proceder. Vamos juntos vencer o coronavírus”, comentou a gerente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI