Piauí fica em 1° lugar em medidas de distanciamento no país, diz Ipea - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

24 de ago. de 2020

Piauí fica em 1° lugar em medidas de distanciamento no país, diz Ipea


Um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) apontou que o Piauí ficou em primeiro lugar no ranking entre as 27 unidades da Federação que adotaram medidas governamentais de distanciamento social no período de 20 a 24 de julho.

Vale lembrar que o Governo do Piauí tomou as primeiras medidas no dia 16 de março. Três dias depois, o governador Wellington Dias decretou estado de calamidade pública e, ao longo dos dias, vários decretos determinaram o distanciamento. Ao todo, o Governo do Piauí adotou 14 medidas para conter o novo coronavírus.

Numa escala de zero a 10, o Piauí tirou nota 8 no período, sendo que, quanto mais próximo de 10, mais rigorosa é a medida. Quanto mais próximo de zero, menos rigorosa. Depois do Piauí, em segundo lugar vêm Acre e Rio Grande do Sul, empatados com 6,7. O estado com menor nota foi Mato Grosso do Sul, com 2,5.

Piauí fica em primeiro lugar no país em distanciamento social (Reprodução/ Meio Norte)


A pesquisa do Ipea objetiva relacionar as medidas de distanciamento adotadas pelos governos estaduais e municipais com os índices de isolamento social. Por isso, o estudo coletou dados de dois períodos diferentes: do início da pandemia (20 a 23 de março) e do fim de julho. No início da pandemia, o Piauí ficou com uma nota entre 6 e 7. “Quero agradecer todos que contribuíram para o nosso êxito, das mais diferentes áreas profissionais. O grande destaque foi que a rede de saúde não colapsou. Destaco também o programa Busca Ativa, o monitoramento dos casos, enfim, todo um trabalho baseado na ciência. Parabéns a todos e ao Piauí”, reconheceu Wellington.


O documento do Ipea diz que, na ausência de uma política nacional de distanciamento social, medidas de distanciamento físico foram introduzidas de maneira descentralizada por estados e municípios, alguns dias após a Organização Mundial da Saúde (OMS) ter declarado que a Covid-19 era uma pandemia.


Diminuição nos níveis de isolamento

A adoção de medidas legais de distanciamento levou a um crescimento significativo dos níveis de distanciamento social no Brasil. Já a partir do início de abril, contudo, tais medidas passaram a ser relaxadas, uma mudança que foi acompanhada pela diminuição dos níveis de isolamento social, diz o estudo. “No entanto, os níveis de isolamento social diminuíram proporcionalmente mais do que o rigor das medidas legais, indicando que outros fatores (como a duração das medidas) também determinaram os níveis de isolamento”, afirma a pesquisa.

Segundo o Ipea, entre os períodos de 23 a 27 de março e 20 a 24 de julho de 2020, a queda no rigor das medidas de distanciamento foi de 31%, enquanto à diminuição nos níveis de isolamento foi de 52%. Ou seja, a adoção de medidas legais induziu uma mudança comportamental, mas houve dificuldades para que tal mudança se mantivesse sustentável.

Comitê Científico de Combate ao Coronavírus

Nenhum comentário:

Postar um comentário