Adapi faz alerta fitossanitário sobre sementes misteriosas e pede que não sejam plantadas - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

30 de set. de 2020

Adapi faz alerta fitossanitário sobre sementes misteriosas e pede que não sejam plantadas

 



Até o momento não há confirmações de pacotes das sementes misteriosas no Piauí, mas eles já circulam pelo Brasil e podem chegar a qualquer momento no estado. O Ministério da Agricultura e a Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi) emitiram alertas fitossanitários para que as pessoas não plantem as sementes porque poderá provocar danos à vegetação, a produção agrícola e ao agronegócio. 

As sementes chegam ao Brasil acompanhada de mercadorias compradas por moradores do Brasil no exterior. A informação é de que ao enviar as mercadorias, os "fornecedores" das mercadorias incluem os pacotes de sementes para aumentar o peso total da mercadoria, uma "espécie de brinde". O Ministério da Agricultura investiga como as sementes misteriosas de fato chegaram ao Brasil.

Independente de conspirações, de ser presente ou não, a orientação do Ministério da Agricultura é evitar a plantação dessas sementes. A plantação de sementes exóticas pode trazer prejuízos a vegetação no Brasil. 

O Gerente de Defesa Sanitária Vegetal da Adapi, Ernando Cardoso, explica que "é terminantemente proibido ingressar no território nacional parte de vegetais, sementes, mudas ou alguma outra forma de material vivo exótico. Esses materiais podem ou não ser pragas para a nossa agricultura".

"Não estou afirmando, mas vamos supor que essas sementes, de repente, infestar os nossos campos como se fossem ervas daninhas ou oportunistas. Nos já temos uma grande dificuldade de controle das nossas ervas daninhas, que são nativas do nosso país. Então, imagine uma erva daninha originária de um país asiático. Segundo informações, esses pacotes de sementes estão vindo provavelmente da China". 

Imagem Ilustrativa da Internet


Essas sementes já foram encontradas em 27 estados americanos e agora chegou ao Brasil. 

No Brasil, estados do Paraná e Santa Catarina já identificaram a presença dos pacotinho de sementes. "Elas podem chegar em qualquer parte do território nacional". 

"Nós, enquanto Defesa, temos a obrigação de emitir esse alerta fitossanitário no sentido das pessoas, no caso do Piauí, ao receber esses pacotes que não solicitaram, não abram e, se abrir, não plantem".

O gerente também pede que as pessoas não descartem as sementes no lixo. "As sementes podem germinar e pelo vento ou outra forma de propagação podem causar grandes prejuízos e impactar negativamente a nossa produção agrícola, o nosso agronegócio". 

Imagem Ilustrativa da Internet


Carlienne Carpaso
carliene@cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI