100 mil casos no Piauí: infectologista lembra que pandemia não acabou - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

8 de out. de 2020

100 mil casos no Piauí: infectologista lembra que pandemia não acabou


O Piauí chegou à marca de 100.548 casos do novo coronavírus notificados oficialmente. O número de mortos chega a 2.188. Embora exista um clima de falsa segurança no ar, em razão do relaxamento das medidas de distanciamento com a abertura de bares, restaurantes e setor de eventos, os especialistas indicam que ainda é preciso cuidado.


Médico infectologista Sebastião Filho, lembra que a pandemia ainda não acabou - Foto: DivulgaçãoEmbora o número de casos esteja em um certo controle no Piauí, países da Europa retomam a quarentena depois de um curto período de “alívio”. O mesmo poderá acontecer no Estado se o princípio da precaução não voltar a ser estabelecido, sobretudo com um atenuante: as campanhas municipais com reuniões e abraços.


É o que explica Sebastião Filho, médico infectologista. “A pandemia não está resolvida! Estamos controlando o número de casos. Diariamente estamos acompanhando a redução do número de casos em vários Estados do país o que pode corresponder às medidas de precaução e demais atividades ensinadas durante toda a pandemia”, conta.

No entanto, o efeito da quarentena pode cessar conforme os cuidados caem em desuso. “Todo o cuidado é preciso. Ainda não vencemos a guerra. Precisamos ser cautelosos, pois caso a população continue a não respeitar as medidas de distanciamento, é possível, sim, que tenhamos novos números de casos de coronavírus. Toda a atenção é necessária neste momento”, avalia.

Tanto o distanciamento social, quanto o uso de máscara eálcool gel devem ser mantidos. “Tanto na descoberta da vacina quanto no cotidiano. São medidas que aprendemos durante a pandemia e precisaremos aplicar esse conhecimento por muito tempo”, acrescenta o médico.

Reinfecção por coronavírus é possível?

Muitas pessoas têm a falsa ideia de que só pegam o vírus uma vez. No entanto, isso não é cientificamente comprovado. “Estamos pesquisando essa possibilidade. Não é isento o risco. Estamos avaliando pacientes que estiveram com o quadro respiratório duas vezes. Além disso, já identificamos pacientes com reincidência na infecção. Quem já pegou covid não está 100% protegido. É um grande ramo de pesquisas após a produção da vacina", considera Sebastião Filho.


Há pouco mais de um mês, pesquisadores de Hong Kong registraram o primeiro caso confirmado de reinfecção pelo novo coronavírus. O paciente era um homem de 33 anos que havia sido infectado em abril. No começo de agosto, ao voltar da Espanha, ele novamente testou positivo para a covid-19, e pesquisadores verificaram se tratar de uma cepa (variação genética) diferente do vírus causador da primeira infecção. Embora ainda seja cedo para concluir o impacto total, algumas especulações podem ser feitas com base no que se sabe até o momento. Por exemplo, podem existir mais casos do que os registrados, visto que algumas pessoas não apresentaram sintomas na segunda infecção.

Óbitos chegam a 2.188 em todo Estado

Segundo os dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde, na noite de quarta-feira (7), foram registrados, nas últimas 24 horas no Piauí, 588 casos confirmados e 8 óbitos pelo novo coronavírus. Dos 588 casos confirmados da doença, 314 são mulheres e 274 homens, com idades que variam de seis meses a 96 anos. Cinco homens e três mulheres não resistiram às complicações da Covid-19. Eles eram das cidades de São Miguel do Tapuio (91 anos), Teresina (36, 74 e 78 anos) e Uruçuí (85 anos). Já as do sexo feminino eram de Alvorada do Gurguéia (93 anos), Landri Sales (89 anos) e Picos (60 anos).

As 224 cidades piauienses foram atingidas pela pandemia. Os casos confirmados no estado somam 100.548 Já os óbitos pelo novo coronavírus chegam a 2.188 e foram registrados em 173 municípios. Até agora, morreram 1.258 homens e 930 mulheres.

Dos leitos existentes na rede de saúde do Piauí para atendimento à Covid-19, há 506 ocupados, sendo 305 leitos clínicos, 198 UTIs e 3 leitos de estabilização. As altas acumuladas somam 4.885 até o dia 07 de outubro. A Sesapi estima que 97.854 pessoas já estão recuperadas ou seguem em acompanhamento (casos registradas nos últimos 14 dias) que não necessitaram de internação ou evoluíram para morte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário