Brasil registra média móvel de 483 mortes por dia devido a covid-19 - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

19 de out. de 2020

Brasil registra média móvel de 483 mortes por dia devido a covid-19

 Foto:Marcelo Fonseca/Estadão Conteúdo

O Brasil contabilizou média móvel diária de 483 óbitos pela covid-19 neste domingo, 18. A média móvel registra as oscilações dos últimos sete dias e elimina distorções entre um número alto de meio de semana e baixo de fim de semana. Os estados de Goiás, Minas Gerais e Rondônia não enviaram atualização dos dados. Em nota, o governo de Rondônia informou que uma instabilidade no sistema e-SUS impediu a extração dos dados.

Desde às 20h do dia anterior, o País teve 8.874 novos casos e 195 novos óbitos. No total são 5.232.541 pessoas infectadas e 153.885 mortas em decorrência do novo coronavírus desde o início da pandemia. Os dados são do consórcio dos veículos de imprensa, formado por Estadão, G1, O Globo, Extra, Folha e UOL, e feito em parceria com as secretarias estaduais de saúde. Já o balanço do Ministério da Saúde mostra que 4.650.030 estão recuperados da doença e outros 431.409 seguem em acompanhamento.

Estado que tem os maiores números absolutos da covid-19 no País, São Paulo registrou 1.063.602 casos e 38.020 óbitos neste domingo. Nas últimas 24 horas foram contabilizados 968 novos casos confirmados e 28 mortes. De acordo com o balanço divulgado pela Secretaria Estadual da Saúde, 947.608 pessoas se recuperaram da doença, sendo que 116.487 foram internadas e tiveram alta hospitalar. As taxas de ocupação dos leitos de UTI são de 40,5% na Grande São Paulo e 41% no Estado.

O Brasil é o terceiro país mais afetado pela pandemia em número de contaminados, conforme contagem da Universidade Johns Hopkins Está atrás apenas de Estados Unidos e Índia, que ocupam a primeira e segunda posição, respectivamente. No entanto, em relação ao total de óbitos, o País se mantém na vice-liderança.

Parceria

O balanço de óbitos e casos é resultado da parceria entre os seis meios de comunicação que passaram a trabalhar, desde o dia 8 de junho, de forma colaborativa para reunir as informações necessárias nos 26 estados e no Distrito Federal. De forma inédita, a iniciativa foi uma resposta à decisão do governo Bolsonaro de restringir o acesso a dados sobre a pandemia e se manteve mesmo após a manutenção dos registros governamentais.

De acordo com o Ministério da Saúde, 10.982 novos casos de covid-19 e 230 óbitos foram registrados nas últimas 24 horas, o que eleva o total para 5.235.344 pessoas infectadas e 153.905 que perderam a vida por conta da doença. A pasta informou neste domingo que houve um problema na atualização dos dados do sistema e-SUS notifica nos estados Rondônia, Pernambuco, Paraíba e Goiás. "O Datasus está trabalhando para resolver o problema. Os dados estão preservados, e serão atualizados no boletim amanhã", explicou.

Os números do Ministério da Saúde diferem dos compilados pelo consórcio de veículos de imprensa principalmente por causa do horário de coleta dos dados.

 

Por Marcela Coelho
Estadão Conteúdo

Nenhum comentário:

Postar um comentário