Vigilância Sanitária confirma que candidatos que não cumprirem protocolos podem ser punidos - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

15 de out. de 2020

Vigilância Sanitária confirma que candidatos que não cumprirem protocolos podem ser punidos

 Foto: Roberta Aline/Cidadeverde.com 

Após o Ministério Público Eleitoral buscar informações sobre as medidas de prevenção à Covid-19 durante o processo eleitoral, a Diretoria de Vigilância Sanitária confirmou que candidatos e partidos políticos podem ser punidos por descumprirem os protocolos e normas técnicas referentes ao período. 

A diretora da Vigilância Sanitária Estadual, Tatiana Chaves, afirmou que respondeu ao ofício do MP Eleitoral, que questionava se as normas 'constituem-se em meras exortações (advertências) aos candidatos, partidos políticos e coligações, ou se estabelecem proibições efetivas aos seus destinatários, indicando as sanções aplicáveis em caso de sua inobservância'.

"Os protocolos têm força, são normas técnicas obrigatórias a serem seguidas. O descumprimento leva a uma infração sanitária. A gente já tinha enviado ofício circular a direção dos partidos solicitando o cumprimento dos protocolos referentes ao período eleitoral. Todas as vigilâncias sanitárias podem fazer a fiscalização e gerar, a partir disso, um auto de infração", explica. 

Após o auto de infração, quem for notificado tem um prazo para apresentar sua defesa. O julgamento em primeira instância é feito pela Diretoria de Vigilância Sanitária e o julgamento em segunda instância fica a cargo do Secretário de Saúde.

A multa aplicada pelas irregularidades pode variar entre R$ 500 a R$ 15 mil. 

No contexto do Estado do Piauí, a preocupação com as aglomerações e descumprimento dos protocolos durante a campanha eleitoral voltou a ganhar força por conta do aumento do número de casos e óbitos por Covid-19 registrado nos últimos dias.

"[...] São inúmeros os registros de aglomerações indiscriminadas em várias cidades por ocasiões das convenções partidárias (cujo período já se encerrou) e das campanhas eleitorais (atualmente em curso), que têm se ostentado pretensamente intangíveis a qualquer limitação de ordem sanitária", lembra  o Ministério Público Eleitoral, no ofício enviado à Vigilância Sanitária. 

Dificuldade de fiscalização 

A diretora da Vigilância Sanitária Estadual, Tatiana Chaves, relata que, apesar da possibilidade de punição e aplicação de multas, os fiscais que atuam nos municípios enfrentam dificuldades para realizar o trabalho de acompanhamento e aplicação das sanções legais. 

"Esses processos de aglomerações acontecem sempre em vias públicas e residências. A gente, enquanto fiscal sanitário, entra nos estabelecimentos comerciais, a gente não pode adentrar na residência das pessoas para lavrar um auto. Em via pública, a gente pode lavrar o auto, mas a dificuldade é porque essas caminhadas e carreatas são verdadeiros absurdos. São inúmeras pessoas correndo, com bandeiras, em carros. nessa situação de absoluto descontrole, a gente não consegue fazer um auto de infração", relata. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário