Escolas lançam manifesto cobrando protocolo de retorno para governo - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

18 de dez. de 2020

Escolas lançam manifesto cobrando protocolo de retorno para governo

 O Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado do Piauí (Sinepe-PI) lançou um manifesto nesta quinta-feira(17) cobrando do governo do Estado uma posição sobre o início do período letivo de 2021. As instituições querem um protocolo de retorno das aulas presenciais e argumentam que outros países e até estados vizinhos já o fizeram sem elevação de casos. 

No manifesto, o Sinepe, que representa escolas e faculdades em todo o estado, afirma que as instituições estão preparadas para seguir os protocolos de segurança e pede que professores de nível básico ao superior sejam incorporados como prioritários no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra Covid. 

A entidade cita que tanto os estados Maranhão quanto do Ceará retomaram as aulas no início do segundo semestre e não tiveram "problemas de contaminação". 

"No Maranhão, desde agosto as escolas foram reabertas e os estudantes têm apresentado excelentes resultados na aprendizagem e nas relações socioemocionais, seguindo os Protocolos Institucionais estabelecidos", destaca no manifesto.

O Sinepe ressalta ainda que as instituições educacionais não fizeram parte da reabertura gradual no Piauí e nenhum plano específico foi elaborado, apesar dos investimentos feitos.

E encerra o manifesto com um questionamento: "Seria justo manter a comunidade estudantil distante do ambiente escolar, onde tem todas as possibilidades de desenvolver-se físico e emocionalmente, ampliar o universo de suas experiências, conhecimentos e habilidades, especialmente para favorecer e proteger os adultos?", afirma o documento assinado pelo presidente do Sinepe, Marcelo Rodrigues de Siqueira e as instituições.

Cidadeverde.com aguarda um posicionamento da Secretaria Estadual da Saúde (Sesapi). O Comitê de Operações Especiais para Covid (COE) se reuniu nesta sexta-feira(18) e deve lançar um protocolo das aulas presenciais. 

Veja documento na íntegra


Caroline Oliveira
redacao@cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário