Piauí recebe mais 11 mil doses da Coronavac nesta segunda-feira (25) - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

25 de jan. de 2021

Piauí recebe mais 11 mil doses da Coronavac nesta segunda-feira (25)



O Piauí recebeu, no domingo (24), 24 mil doses da vacina da Universidade de Oxford/Astrazeneca, fabricada na Índia. O imunizante começou a ser distribuído no mesmo dia para os municípios piauienses e será utilizado como primeira dose para imunizar pessoas do grupo prioritário – que inclui trabalhadores da Saúde e idosos – no estado.

Em entrevista ao programa Bom Dia Meio Norte, na manhã desta segunda-feira (25), o Secretário de Saúde do Piauí, Florentino Neto, afirmou que além das 24 mil doses recebidas ontem, o Piauí recebe hoje mais 11 mil doses da Coronavac.

“Ontem nós recebemos 24 mil doses da vacina importada da Índia, da AztraZeneca, essas vacinas já começaram a ser distribuídas pelas nossas rotas terrestres e hoje estão sendo entregues nas demais regiões do Piauí por via aérea. Hoje nós deveremos receber mais 11 mil doses, desta vez da Coronavac e estas 11 mil doses também serão distribuídas respeitando a mesma logística para que a gente faça essas vacinas chegarem a todas as regiões do estado o mais rápido possível . O importante é dizer que hoje até às 10h a vacina de ontem já estará em todas as regiões do Piauí”, declarou. 





Piauí recebeu mais 24 mil doses da vacina AstraZeneca - Foto: Ccom

“É bom que se diga que essas vacinas ainda são para que a gente possa atingir o primeiro público-alvo, que são os profissionais de saúde, pessoas com mais de 60 anos residentes em abrigo e pessoas com deficiência que residem em instituições de longa permanência. Desta forma, nós estamos recebendo vacina que complementam esse público e consequentemente o Ministério deverá enviar mais vacinas para que a gente possa ir atingindo gradativamente os outros públicos”, disse o secretário acrescentando que ainda não se tem uma nova data de chegada de mais vacinas.

Sobre a fiscalização em cima das pessoas que estão furando fila no Piauí, o secretário afirmou que o Ministério Público está investigando todos os casos e que nada ficará longe do olhar dos órgãos competentes.

“As obrigações com relação ao Programa Nacional são muito claras, cabe a Sesapi recepcionar as vacinas e fazer a distribuição, como também garantir seringas, agulhas, nós também fazemos a supervisão, nós estamos atentos a toda logística e toda a aplicação da vacina no Piauí. Agora a responsabilidade pela aplicação é do gestor municipal, eles são os responsáveis pela execução da vacinação, O Ministério Público Estadual também esta atento a isso e nos casos de descumprimento nós atuaremos. O MP já abriu processo investigativo em algumas cidades do Piauí por ter percebido pessoas furando fila. É importante que se diga que todos aqueles que são vacinados tem que ingressar no Sistema de Informação Nacional, colocar o CPF, o cartão SUS e esse sistema já diz quando será a segunda dose da vacinação. Então qualquer burla ao sistema, qualquer fura-fila não ficará longe do olhar dos órgãos de controle”, destacou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI