Após saída de empresa, Timon terá licitação para transporte público - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

9 de fev. de 2021

Após saída de empresa, Timon terá licitação para transporte público

 Foto: Ascom Timon

O Consórcio Intermunicipal de Mobilidade Urbana (CIMU) de Timon está elaborando um processo licitatório para contratar empresas para assumir as linhas de ônibus de Timon, por um período de 10 anos. A expectativa é que a nova empresa inicie as atividades ainda neste ano. A licitação foi necessária depois que a empresa Dois Irmãos suspendeu as atividades, ainda no mês de janeiro.

Nesta terça-feira(09), o diretor do CIMU, Sarney Sampaio, se reuniu com representantes do legislativo municipal para explicar o que o órgão tem feito para resolver o impasse sobre o transporte entre Timon e Teresina (PI). 

O diretor do CIMU garantiu que o Plano Geral de Outorgas será enviado para Brasília, para aprovação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT),  ministérios e Tribunal de Contas da União (TCU) , até o dia 22 de março e em seguida o edital será lançado.

“Estamos preparando  um sistema de licitação para que uma ou mais empresa possam, a partir de agora, começar a operar todo sistema de transporte entre as duas cidades. O contrato vai durar dez anos e a gente acredita que vai resolver  definitivamente o  processo de transporte entre as duas cidades”, explica Saney.

Suspensão das Dois Irmãos e Timon City assume

O problema começou no último dia 17 de janeiro quando a Dois Irmãos suspendeu, de forma repentina, as atividades em Timon. Saney Sampaio explicou aos vereadores da base governista que notificou, imediatamente, a empresa para que ela se manifestasse oficialmente sobre a paralisação. 

Após  orientação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e em consonância com as normativas legais, o CIMU deu início à transferência emergencial de todas as linhas operadas pela empresa Dois Irmão para a Timon City.

Nos próximos seis meses a Timon City terá segurança jurídica para atuar em Timon desde que assuma todas as linhas e itinerários da Dois Irmãos, minimizando o prejuízo para a população. O CIMU garante que ainda neste ano iniciará o processo de instalação  do sistema de bilhetagem eletrônica nos ônibus.

“A gente inicia dentro de 180 dias o sistema de bilhetagem eletrônica, de modo a garantir ao usuário o direito à meia passagem, à gratuidade e ao transporte eficiente de qualidade”, adianta o diretor do CIMU.

Linhas atenderão mais bairros

O Consórcio Intermunicipal de Mobilidade Urbana também vai aperfeiçoar o sistema de transporte público de Timon. O objetivo é atender regiões da cidade que não são contempladas atualmente com o itinerário dos ônibus.

O CIMU está concluindo a atualização do estudo de demanda para  identificar o volume de passageiros que precisam ser transportados mensalmente. 

“Isso vai permitir um redesenho das linhas para atender comunidades que hoje não são atendidas, observando horários, número de passageiros. Vamos aperfeiçoar sistema de transporte como um todo, não iremos realizar apenas a transferência de uma empresa para outra”, finaliza Saney Sampaio.

 

redacao@cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário