Chuvas: Equatorial Piauí orienta sobre riscos de acidentes elétricos - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

8 de fev. de 2021

Chuvas: Equatorial Piauí orienta sobre riscos de acidentes elétricos



O período chuvoso chegou em boa parte do Piauí e geralmente vem acompanhado de temporais, fortes ventos e grande incidência de raios. Todos esses fenômenos climáticos podem colocar em risco a vida das pessoas quando associados à energia elétrica. Muitos dos acidentes poderiam ser evitados se as vítimas tivessem conhecimento do perigo que a eletricidade representa, sobretudo combinada com água.

Dados do Instituto de Pesquisa Espaciais (Inpe) apontam o Piauí como um dos estados brasileiros com a maior incidência de raios no país. “Em tese, o período chuvoso no Piauí começa no final de novembro e termina, basicamente, em maio. Há uma concentração muito grande de chuva entre janeiro, fevereiro, março e abril. Como estamos num processo irregular, as chuvas devem se intensificar no final de fevereiro, concentrando até a primeira quinzena de abril”, informa o climatologista Werton Costa.

Período chuvo aumenta riscos de acidentes elétricos- Foto; Equatorial Piauí Divulgação

Nesse contexto de grande risco, algumas mudanças de comportamento podem salvar vidas e evitar acidentes elétricos. “Durante o período chuvoso, principalmente com a incidência de raios, os equipamentos elétricos devem ser retirados das tomadas, sobretudo os eletrônicos, porque geralmente a malha de aterramento das residências não suporta grandes descargas atmosféricas”, afirma Eduardo Abreu, executivo de Manutenção e Automação da Equatorial Piauí.

Em casos de alagamento os cuidados devem ser redobrados. “O ideal é que o disjuntor geral do imóvel seja desligado imediatamente. A infiltração nas paredes, quando chegam às tomadas, podem causar acidentes. Elas só poderão ser utilizadas novamente quando não tiverem água ou umidade excessiva. Somente um profissional especializado pode realizar os reparos”, ressalta o executivo.

Utilizar o celular conectado à rede elétrica enquanto chove (ou em qualquer outra ocasião) é um outro comportamento de risco. Pode acontecer a explosão da bateria, um choque, queimaduras e até mesmo a morte provocada por uma descarga elétrica. Por isso, recomenda-se sempre desligar os aparelhos na tomada quando uma chuva se aproxima e quando for utilizá-lo.

Confira outros cuidados importantes:

Não faça uso de benjamins. Prefira os filtros de linha;

Evite goteiras perto de instalações elétricas, pois água conduz energia;

Retire da tomada equipamentos eletrônicos mais sensíveis em período de fortes chuvas com descargas atmosféricas;

Não fique em áreas descampadas debaixo de chuva;

Em caso de cabos elétricos no chão, a orientação é manter distância e entrar em contato com Equatorial Piauí. 

Nas situações emergenciais, a população pode entrar em contato com a Equatorial Piauí por meio da Central de Atendimento no 0800 086 0800, ou para o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Nenhum comentário:

Postar um comentário