É urgente dar ao lixo o seu devido aproveitamento - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

9 de fev. de 2021

É urgente dar ao lixo o seu devido aproveitamento



Um relatório produzido pelo Tribunal de Contas do Estado do Piauí, divulgado na semana passada, revela dados preocupantes acerca da coleta, seleção, manejo e tratamento dos resíduos sólidos gerados pelos municípios. Consta que 83,5% das 224 cidades piauienses não realizam qualquer tipo de coleta seletiva e 71% delas não desenvolvem ações voltadas à educação comunitária voltada ao descarte de lixo.

Prevalece a utilização de vazadouros a céu aberto- os conhecidos lixões-, somente 8% possuem aterro controlado e só 2% aterro sanitário. Esses dados do relatório do TCE foram colhidos em 2020, tomando-se por base o ano de 2019. Uma exceção nessa regra lastimável, é a Capital, Teresina, que gastou mais de R$ 116 milhões, o que representa 45,10% do total gasto realizado pela soma de todos os outros municípios. O valor total investido pelas gestões municipais foi de R$ 258 milhões, representando 2,69% de suas despesas correntes.


Esse notável descaso das gestões públicas municipais, quanto à aplicação de recursos em programas de coleta, reciclagem e tratamento do lixo, associado à ausência da participação das pessoas, coletivamente, através de campanhas educativas, agrava de modo progressivo e constante a degradação do meio-ambiente, comprometendo os recursos hídricos, matando gradativamente rios, açudes, lagoas, tornando a água um bem cada vez mais inacessível a pessoas e animais. Além do que, a presença do lixo a céu aberto acarreta consequências graves à saúde das pessoas, especialmente de crianças.



Sabe-se que a necessidade de reduzir os impactos ambientais na sociedade vem permitindo ao setor industrial intensificar o reaproveitamento dos resíduos gerados nos processos produtivos. Além da redução de custos com o descarte, a reutilização destes materiais pode resultar em benefícios consideráveis para as empresas, transformando o que iria para o lixo em lucro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI