Piauí é o único estado onde mulheres são maioria em cargos gerenciais - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

8 de mar. de 2021

Piauí é o único estado onde mulheres são maioria em cargos gerenciais



O Piauí é o único estado do país onde as mulheres representam mais da metade das pessoas em cargos gerenciais, segundo dados de 2019. De acordo com o estudo Estatísticas de gênero: indicadores sociais das mulheres no Brasil, do IBGE, cerca de 53% das pessoas ocupadas em cargos gerenciais no Piauí são mulheres. Todos os outros estados têm participação feminina em cargos de gerência abaixo de 50%.

Considerando todo o Brasil, apenas 37,4% das pessoas em cargos gerenciais são do sexo feminino. O estado com menor proporção de mulheres em posição de gerência é o Mato Grosso, onde elas ocupam somente 30,6% dos cargos gerenciais.



O estudo mostra ainda que, no Piauí, as mulheres também são maioria entre os docentes de ensino superior. De acordo com dados de 2019, cerca de 50,2% dos professores de universidades e faculdades do Piauí são do sexo feminino. A proporção é a quarta maior do país, atrás apenas da Bahia (51,8%), do Mato Grosso (50,4%) e da Paraíba (50,4%). O menor indicador é de São Paulo (43,4%). No Brasil, cerca de 46,8% dos docentes do ensino superior são do sexo feminino.

Por outro lado, o Piauí tem o terceiro menor índice do país de participação de mulheres nas polícias militar e civil. Apenas 9,3% do efetivo das polícias estaduais é composto por pessoas do sexo feminino, conforme dados de 2019. Somente Ceará (7,1%) e Rio Grande do Norte (5,3%) têm proporções inferiores ao Piauí. O Amapá tem o maior indicador (24,3%). No Brasil, a média de participação feminina nos efetivos das polícias militar e civil é de 14,6%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI