PI: Irmãos e cunhados criaram empresas para participar de licitação falsa - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

25 de mai. de 2021

PI: Irmãos e cunhados criaram empresas para participar de licitação falsa



A Polícia Civil do Piauí, através da Delegacia de Combate à Corrupção (DECCOR), em trabalho conjunto com o TCE-PI e CGU, deflagrou na manhã desta terça-feira (25), a Operação Entrelaçados. A Polícia cumpre 11 mandados de busca e apreensão em sete empresas suspeitas de corrupção. Os mandados acontecem nas cidades de Teresina, José de Freitas e Barras.

Segundo o delegado Ferdinando Araújo, coordenador da Delegacia de Combate à Corrupção (Deccor), a investigação descobriu que marido e mulher participavam da mesma licitação fraudulenta. De acordo com a polícia, existe um núcleo familiar de quatro pessoas que são irmãos e cunhados que criaram empresas recentemente com indícios de licitação simulada.


A investigação apura a suposta prática dos crimes de fraude à licitação, associação criminosa, e desvio de recursos públicos na compra de material contra a covid-19, material de limpeza e de escritórios, envolvendo contratações do município de Batalha.

Três agentes públicos investigados, o pregoeiro de Batalha, ex-secretário de saúde e administração também da cidade são alvos da operação. O objetivo da diligência é dar cumprimento a mandados de busca e apreensão contra 7 empresas, residências de empresários e de três agentes públicos.



Operação cumpre mandados por fraude na compra de material hospitalar no Piauí - Fotos: Divulgação

Empresa familiar

Os levantamentos preliminares feitos pela DECCOR e pelos órgãos de controle mostraram que as empresas alvos da operação possuem estreita ligação entre si, algumas dividindo inclusive o mesmo endereço, e sendo administradas por familiares próximos. Dados apontam que elas venceram licitações de 2017 a 2020, recebendo entre R$ 3 e 4 milhões de reias por ano só do município de Batalha.

Aparentemente as empresas não possuem capacidade operacional para o fornecimento dos materiais licitados (material de limpeza, papelaria e medicamentos). Uma delas não possui sequer funcionário contratado.

Investigação

A investigação encontrou indícios de favorecimentos escusos, visto que algumas pessoas juridicas foram recém-criadas e mesmo assim conseguiram vencer certames para fornecimento de grande quantidade de produtos. Também há suspeita de combinação de preços entre os licitantes para escolha dos vencedores.

A operação de hoje cumpre 11 mandados de busca e apreensão nas cidades de Teresina, José de Freitas e Barras. O nome da operação é uma referência ao estreito laço familiar mantido entre os supostos empresários e suas empresas.


Fraudes aconteceram na compra de material de limpeza e hospitalar no Piauí

Nenhum comentário:

Postar um comentário