Projeto que obriga uso de focinheiras em cachorros gera polêmica em Teresina - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

26 de mai. de 2021

Projeto que obriga uso de focinheiras em cachorros gera polêmica em Teresina

 Foto : Bruna Carvalho

O projeto de Lei Nº 115/2021 que obriga o uso de focinheira em cachorros de grande porte durante passeio em via pública foi alvo de críticas entre os protetores de animais. O projeto é de autoria do vereador Venâncio Cardosos (PSDB) e seria votado na Câmara Municipal de Teresina (CMT) nesta quarta-feira (26), mas foi adiado após protestos. Com 20 votos favoráveis, a CMT aprovou a realização de uma Audiência Pública para debater o PL 115/2021. O vereador Venâncio também solicitou a suspensão da tramitação na Casa para que os debates com a sociedade civil aconteça. 

O presidente fundador do Lar do Nando, Fernando Machado, disse ao Cidadeverde.com que foi pego de surpresa com o projeto que, segundo ele, seria votado “em caráter de urgência” sem nenhuma discussão pública. 

“Soubemos pelo Instagram do vereador. Ontem, tive acesso às pautas e que a votação já seria hoje. Colocaram a votação do projeto em caráter de urgência. Falaram que a votação foi cancelada e que iriam fazer uma audiência pública”, disse. 

Em seu perfil da rede social, o vereador Venâncio Cardoso comentou que o projeto surgiu a partir de demandas observadas na cidade. Ele reforçou que uma audiência pública será realizada para discutir o projeto. 

“Com a pandemia cresceu muito aqui em Teresina o número de pessoas que praticam esportes de rua (ciclismo, corrida) e de pessoas que levam os seus familiares e suas crianças para passear em espaços públicos. Uma demanda que surgiu foi a necessidade de animais de grande porte utilizarem focinheiras nos locais públicos de prática esportiva”, diz o vereador.

No vídeo, ele comenta sobre as críticas recebidas. “As pessoas estão criticando ao ponto de dizer que é uma lei inútil e sem sentido, mas pra quem me solicitou - que são pessoas que levam as suas crianças e os cachorros pequenos - e pra mim é de extrema importância. É um projeto que será amplamente discutido, várias sugestões já chegaram nas minhas redes sociais, como a retirada de algumas raças. Estamos abertos a sugestões e vamos discutir em audiência pública”. 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário