Tomou vacina e vai comemorar? Só não poste foto da carteirinha - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

9 de mai. de 2021

Tomou vacina e vai comemorar? Só não poste foto da carteirinha



Tomar a vacina contra a covid-19 pode estar entre as maiores alegrias dos últimos tempos, e é por isso que os imunizados não perdem a chance de contar a novidade para todo mundo, postando fotos e vídeos. É só abrir a rede social para encontrar a carteirinha de vacinação de algum conhecido.

Pode até parecer inofensivo, mas colocar isso nas redes sociais abre portas para várias possibilidades de crimes, diz o advogado José Renato Laranjeira, diretor do Lapin (Laboratório de Políticas Públicas e Internet) e membro da Coalizão Direitos na Rede.


Postar foto da carteirinha de vacinação pode gerar processos


Dependendo do estado, o documento de vacinação pode conter: número do CPF, do RG e do cadastro no SUS e a data de nascimento. Às vezes, são feitas anotações também sobre a pessoa que aplicou a vacina.

"Esses dados são os que nós usamos para autenticar, ou seja, para dizer que nós somos nós mesmos. Uma vez que você compartilha isso, você facilita que agentes mal-intencionados usem essas informações para fraudes", alerta Laranjeira.

Por isso, quando chegar a sua vez (ou a de alguém próximo) de receber as doses, controle os impulsos e não saia postando por aí o que deveria ser privado — ou seja, os seus dados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário