Bebê venezuelano morre após infecção alimentar em abrigo de Teresina - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

14 de jun. de 2021

Bebê venezuelano morre após infecção alimentar em abrigo de Teresina

 Morreu por complicações de infecção intestinal no abrigo Emater, em Teresina, o bebê Euclide Moreno Mendoza, de dois meses, indígena de etnia Warao. O caso foi confirmado pela Secretaria Municipal de Cidadania, Asssitência Social e Políticas Integradas (Semcaspi). 

Segundo a Semcaspi, a mãe de Euclide Mendoza, Sophia Maria Mendoza, de 19 anos, recebeu todo o acompanhamento necessário, inclusive, durante o período gestacional, com consultas pré-natal, exames iniciais que apontaram normalidade aos resultados, como ultrassonografia computadorizada. 

Foi prescrito e oferecido a suplementação com ácido fólico e ferro, além disto, foi encaminhada para atualizar o cartão de vacina. E recebeu o kit natalidade, composto de fraldas descartáveis e de pano, lenço umedecido, banheira, materiais de higiene e fita.

Ao apresentar infecção intestinal, no dia (07/06), aproximadamente às 14h, Euclide Mendoza foi encaminhado para a UPA do Satélite. Ao retornar da UPA, às 17h, os pais já tinham providenciado o medicamento prescrito: paracetamol e simeticona e relataram que o médico teria pedido para substituir o leite NAN I pela fórmula infantil de nome Nestogeno.

No dia seguinte (08/06), às 16h, Euclide Mendoza foi levado ao abrigo CSU, para que um dos acolhidos, Lautério Perez, rezasse no bebê, ritual que faz parte da cultura deles. Embora, os coordenadores não tenham recomendado a saída da família para outro abrigo, devido ao período de pandemia, eles optaram por levar a criança para o tratamento com base em rituais religiosos. Euclide Mendoza faleceu poucas horas depois.

A Semcaspi concedeu o suporte necessário, por meio do serviço de Benefícios Eventuais, como: auxílio funeral e auxílio de transporte, respeitando as tradições culturais deste grupo. E ainda, lamenta profundamente o ocorrido e se disponibiliza para prestar mais esclarecimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI