Prefeitura 'fecha cidade' para conter avanço da Covid no interior do estado - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

15 de jun. de 2021

Prefeitura 'fecha cidade' para conter avanço da Covid no interior do estado

 


 Imprimir
  • sao_joao8.JPGVigilância Sanitaria/Prefeitura São João da Canabrava
  • sao_joao7.jpgVigilância Sanitaria/Prefeitura São João da Canabrava
  • sao_joao6.JPGVigilância Sanitaria/Prefeitura São João da Canabrava
  • sao_joao5.JPGVigilância Sanitaria/Prefeitura São João da Canabrava
  • sao_joao4.JPGVigilância Sanitaria/Prefeitura São João da Canabrava
  • sao_joao3.JPGVigilância Sanitaria/Prefeitura São João da Canabrava
  • sao_joao2.JPGVigilância Sanitaria/Prefeitura São João da Canabrava
  • sao_joao1.JPGVigilância Sanitaria/Prefeitura São João da Canabrava


A Prefeitura de São João da Canabrava “fechou a cidade” e decidiu prorrogar por mais uma semana as medidas mais restritivas de isolamento social diante do aumento do número de casos. Somente na segunda-feira (14), 18 moradores testaram positivo para o novo coronavírus. Está suspensa, inclusive, a entrada de vans e demais veículos de circulação intermunicipal. Até os serviços considerados essenciais foram limitados na cidade.

A cidade possui, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), uma população de 4.445 pessoas. O festejo do padroeiro da cidade, São João Batista, que iria começar nesta terça-feira (15), também foi suspenso. São João da Canabrava possui apenas Unidade Básica de Saúde. O hospital de referência para os casos mais graves é em Picos, distante uns 40 km.

A cidade, desde o início da pandemia, registra 395 casos confirmados pra Covid e sete mortes pela doença.

“O número de casos nessas primeiras semanas de junho chamou muito a atenção. Nós fizemos foi fechar mesmo todo o município. Só alguns serviços sociais funcionam. Ontem, dois supermercados foram fechados por causa de funcionários positivos. Do dia 02 de junho até ontem (14) foram 84 casos. Foi ‘fechada a cidade’, suspensa a circulação de vans intermunicipal e até entrada de carros de fora”, disse o coordenador da Vigilância Sanitária do Município, Jonnes Barros. O Cidadeverde.com apurou que nesta terça-feira (15) mais 10 pessoas já testaram positivo para Covid.

O coordenador atribui o aumento do número de casos ao relaxamento das medidas preventivas por parte dos próprios moradores. A Vigilância Sanitária constatou no mês de maio muitas aglomerações e festas particulares, principalmente em chácaras e sítios.

“O que vale mais nesse momento é a vida. A população agora está em pânico. No final de maio muita gente relaxou. As pessoas cansaram do vírus, mas o vírus não cansou. O vírus só quer uma oportunidade. Muita gente aglomerou mesmo com a nossa fiscalização. Intensivamos a fiscalização, aumentamos o número de pessoas na fiscalização, mas precisamos da colaboração e da educação do povo. O povo precisa ficar do nosso lado”, conta o coordenador, ressaltando que a Prefeitura Municipal reforça as campanhas de conscientização.

DECRETO

O decreto Nº016/2021, da Prefeitura Municipal de São João da Canabrava, determina o “lockdown total, com o fechamento de todas as atividades essenciais e não essenciais, do dia 14 ao dia 20 de junho de 2021, salvo alguns serviços que poderão funcionar em formato delivery. O decreto é assinado pelo prefeito municipal Elson Silva de Sousa.

Haverá toque de recolher das 23h às 5h, de segunda a quinta-feira, ressalvados casos emergenciais. Quem descumprir o decreto poderá ser multado.

Confira:

Art. 1° - Fica determinado LOCKDOWN TOTAL, com o fechamento de todas as atividades essenciais e não essenciais em todo o território do município de São João da Canabrava, do dia 14 ao dia 20 de junho de 2021, salvo:

I- As atividades essenciais (farmácias, supermercados, mercearias e hortifrutas, apenas), funcionarão em regime de delivery, devendo os donos dos estabelecimentos elegerem um ou dois funcionários para realizarem a entrega de produtos, no período de 06:00hrs da manhã às 18hrs da noite, nos termos do caput deste artigo;
II- Os demais serviços considerados essenciais deverão permanecer fechados (padarias, lanchonetes, pontos de açaí e similares, borracharias, oficinas mecânicas, açougues, lotéricas, correspondentes bancários);
III- Os postos e pontos de fornecimento de combustíveis permanecerão abertos, devendo respeitar, impreterivelmente, todas as normas determinadas pelas autoridades de saúde, com distanciamento social e o uso obrigatório de máscara, tanto de funcionários como de usuários;
IV- Suspensão do transporte alternativo de passageiros no período estabelecido neste artigo;
V- Toque de recolher a partir das 18:00hrs às 05:00hrs da manhã, de sexta à domingo.



VEJA DECRETO NA ÍNTEGRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário