Suspeito de integrar facção criminosa do DF é preso em operação no Piauí - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

10 de jun. de 2021

Suspeito de integrar facção criminosa do DF é preso em operação no Piauí


Um jovem de 22 anos foi preso na quarta-feira (9), em Pajeú do Piauí, município a a 409 km de Teresina. Ele é suspeito de integrar uma facção criminosa investigada por homicídios, tráfico de drogas e de armas no Distrito Federal. Com o suspeito foi apreendido um revólver. O homem é natural de Osasco (SP) mas, segundo a polícia, reside no Piauí desde 2016.

A prisão faz parte da Operação Tríade, deflagrada pela Polícia Civil que cumpriu 14 mandados de prisão preventiva e 12 de busca e apreensão contra chefes da organização presos no Centro de Detenção Provisória, no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, e em endereços de Goiás, Piauí e São Paulo.


Além da Polícia Civil do Piauí, as diligências contaram com o apoio da Divisão de Operações Especiais da PCDF e das Polícias Civis dos Estados de São Paulo, Piauí e do Goiás, tendo sido empregados um total de mais de 60 policiais.Polícia deflagra operaçao e prende membro de facçao criminosa - Foto: Divulgaçao


Foram cumpridos mandados de prisão preventiva e de mandados de busca e apreensão em Planaltina e Sobradinho, no Distrito Federal, em Santo Antônio do Descoberto, em Goiás, nos Estados de Piauí e São Paulo. Também foram cumpridos mandados de prisão preventiva no Centro de Detenção Provisória, situado no Complexo da Papuda, de investigados que foram presos no decorrer da investigação.

Crime organizado

A investigação durou 1 ano e 4 meses de apuração e foi possível identificar e monitorar a atividade das lideranças de diversos setores da organização criminosa atuantes no Distrito Federal.

Observou-se que as ações delitivas foram estruturadas em sofisticado mecanismo de divisão de funções, de modo que os investigados se encontravam separados por meio da divisão de tarefas em diferentes quadros.


São exemplos: o quadro responsável pelo tráfico de drogas; o quadro que cuida do fluxo de comunicação dos faccionados presos com os que estão na rua; o quadro que monitora e controla os acontecimentos em determinada porção do território do Distrito Federal e assim por diante.

A operação foi batizada de “Tríade” considerando justamente as atividades de três desses setores vistos como principais para sustentação da facção: os coordenadores das atividades dentro do presídio, os responsáveis pela comunicação dos presos em regime fechado e o grupo que fazia a ligação entre eles.

Entre as ações delituosas perpetradas pela organização criminosa durante o período de monitoramento, encontra-se a tentativa de, no dia 08/09/2020, fazer entrar no Centro de Progressão Penitenciária – CPP substâncias entorpecentes, pacotes de fumo, embalagens de seda, cigarros, chips telefônicos e celulares.
Tópicos

Nenhum comentário:

Postar um comentário