Piauí é o 2º estado do país com mais incidência de catarata entre idosos - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

26 de ago. de 2021

Piauí é o 2º estado do país com mais incidência de catarata entre idosos



O Piauí é o segundo estado do país com mais incidência de catarata entre pessoas com 60 anos ou mais de idade. Quase metade da população idosa do estado (44,3%) foi diagnosticada com a doença em um ou ambos os olhos. Apenas o Rio Grande do Norte tem proporção superior (47,2%). Os dados são da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) 2019, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A catarata compromete a visão e, se não for tratada, pode causar cegueira. A taxa de ocorrência da patologia entre os idosos do Piauí é 9,7 pontos percentuais superior à média nacional, que é de 34,6%. Ainda assim, no Piauí, apenas 68,8% dos idosos diagnosticados com a doença e que receberam indicação para fazer a cirurgia realizaram o procedimento para correção do problema. No Brasil, o índice de realização da cirurgia chega a 74,2%.


A catarata compromete a visão e, se não for tratada, pode causar cegueira - Foto: Agência Brasil




O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece a cirurgia para retirada da catarata, no entanto, em todo o país, menos da metade da população idosa que fez o procedimento utilizou o serviço público. O índice de cirurgias feitas pelo SUS foi de 46,7% no Brasil e de 40,3% no Piauí.


As informações estão presentes no sexto volume da PNS 2019. Além de dados sobre a saúde das pessoas idosas, a pesquisa aborda ainda: pessoas com deficiência, paternidade e pré-natal do parceiro, saúde da mulher, atendimento pré-natal e crianças com menos de 2 anos de idade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário