Discurso de Bolsonaro abre debate da 76ª Assembleia Geral da ONU - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

21 de set. de 2021

Discurso de Bolsonaro abre debate da 76ª Assembleia Geral da ONU



Abordando a necessidade de respostas globais intensas frente a Covid-19 e com um formato diferente com participações presenciais, virtuais e gravadas, terá início nesta terça-feira (21) a 76ª sessão da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). O Presidente Jair Bolsonaro fará o discurso de abertura na sede da ONU, em Nova Iorque. A fala inicial do Brasil na Assembleia cumpre uma tradição de 1947.

O tema deste ano é Construindo resiliência por meio da esperança - para se recuperar de Covid-19, reconstruir a sustentabilidade, responder às necessidades do planeta, respeitar os direitos das pessoas e revitalizar as Nações Unidas.


Nos debates será tratada a necessidade de maior urgência para acabar com a Covid-19 e para garantir uma recuperação global equitativa, ambientalmente sustentável e com implementação acelerada dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A 76ª sessão da Assembleia Geral da ONU marca a retomada da reunião presencial entre parte dos chefes de Estado e de Governo. Isso porque no ano passado, em razão da Covid-19, não houve encontro presencial na Assembleia Geral da ONU. Os líderes apenas enviaram declarações gravadas. O evento vai até a quarta-feira (22).


Presidente Jair Bolsonaro e primeiro-ministro Boris Johnson em reunião no dia de ontem - Foto: Alan Santos/PR

Encontros bilaterais

O Presidente Jair Bolsonaro chegou a Nova Iorque no domingo (19) acompanhado da primeira-dama Michelle Bolsonaro e de ministros. Nesta segunda-feira (20), se reuniu com o Primeiro Ministro do Reino Unido, Boris Johnson. Em novembro deste ano, o Reino Unido vai sediar a COP 26, a Conferência das Nações Unidas para Mudanças Climáticas.

Na terça-feira (21), antes da abertura da Assembleia Geral da ONU, o Presidente Jair Bolsonaro tem pelo menos dois encontros previstos na agenda, um com o presidente da Polônia, Andrzej Duda, e outro com o secretário-geral da ONU, António Guterres.

Tradição

A fala inicial do Brasil cumpre uma tradição de 1947, quando o diplomata Oswaldo Aranha presidiu a Assembleia em dois momentos. Primeiro, entre abril e maio, quando o Reino Unido solicitou uma convocação extraordinária para discutir o status da Palestina, que desde o fim da Primeira Guerra Mundial estava sob um mandato britânico.

E, depois, em novembro de 1947, quando esteve à frente da 3ª Assembleia Geral das Nações Unidas que discutiu e aprovou a criação do Estado de Israel.

As Nações Unidas

A Organização das Nações Unidas foi fundada em 24 de outubro de 1945 para trabalhar pela paz e desenvolvimento após ratificação da Carta das Nações Unidas pela China, Estados Unidos, França, Reino Unido e a ex-União Soviética, bem como pela maioria dos signatários.

A Carta das Nações Unidas foi elaborada pelos representantes de 50 países presentes à Conferência sobre Organização Internacional que se reuniu em São Francisco de 25 de abril a 26 de junho de 1945. A Polônia, também um membro original da ONU, assinou o documento dois meses depois.


A primeira reunião da Assembleia Geral ocorreu em Londres, em 1946, quando foi definido que a sede permanente seria nos Estados Unidos e que a comunicação se daria em seis idiomas oficiais: inglês, francês, espanhol, árabe, chinês e russo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário