Amigos e admiradores se despedem do escritor Assis Brasil em velório - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

29 de nov. de 2021

Amigos e admiradores se despedem do escritor Assis Brasil em velório



O escritor Francisco Assis Almeida Brasil, que faleceu no domingo (28) aos 92 anos, foi velado nesta segunda-feira (29) na funerária Pax União, Centro de Teresina. Estavam presentes na cerimônia amigos e admiradores. O autor com mais de 100 obras publicadas morreu em sua casa, na Rua David Caldas, onde se recuperava de uma cirurgia na perna.



Kássio Gomes, presidente da Fundação Dom Quixote, demonstrou pesar e exaltou as criações e a irreverência do célebre Assis Brasil. O professor de literatura disse que o escritor partiu lúcido deixando algumas obras inacabadas. "É uma perda irreparável, o Assis Brasil é um dos escritores piauienses mais fecundos. Foi quem efetivamente escreveu mais obras, um autor longevo e que continuava em produção, faleceu lúcido deixando mais obras que ainda serão organizadas. Um escritor versátil que não escreveu apenas um romance, mas que escreveu contos, crônicas para o público infanto-juvenil e infantil", expressa.

Black Fraude: o golpe tá aí








Assis Brasil é velado em Teresina (Foto: Raissa Morais)


Assis Brasil publicou mais de 100 obras em grandes casas editoriais brasileiras. Vencedor de prêmios consagrados como Valmap de literatura, o escritor alcançou reconhecimento nacional e prestígio internacional.

Kássio Gomes, presidente da Fundação Dom Quixote, se despede de Assis Brasil (Foto: Raissa Morais)


Dilson Lages, membro da Academia Piauiense de Letras, destaca Assis como um um ser humano ímpar, desapegado de bens materiais e sempre preocupado com a perfeição do seu trabalho.

Dilson Lages, membro da Academia Piauiense de Letras (Foto: Raissa Morais)


"Hoje nós estamos perdendo fisicamente um dos maiores escritores da literatura brasileira. O Assis é, sem sombra de dúvidas, um dos maiores nomes da literatura do século XX. Era um autor que passeava com maestria por vários gêneros textuais. Ele, além da diversidade de contos, tem poemas não publicados. Um escritor que renovava sua própria narrativa com uma forma particular de construir uma obra com preocupação social, com cuidado com a humanidade", falou.

Descansa um gênio

Nascido em Parnaíba em 18 de fevereiro de 1929, lançou mais de cem obras, dentre romances históricos, literatura juvenil e para adultos. Também foi jornalista e escreveu inúmeros artigos para publicações de todo o Brasil. A informação do falecimento foi confirmada pela cuidadora do escritor.

Coroas de flores no velório de Assis Brasil (Foto: Raissa Morais)


No Rio de Janeiro, fez uma carreira de sucesso. O primeiro livro, "Verdes Mares Bravios", escrito por Francisco de Assis Almeida Brasil ainda aos 16 anos, foi lançado em 1955. Determinado a ser escritor desde criança, Assis Brasil encontrou na obra de José de Alencar a inspiração para contar boas história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário