Apenas um município no Piauí não adotou medidas de isolamento na pandemia, diz IBGE - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

10 de nov. de 2021

Apenas um município no Piauí não adotou medidas de isolamento na pandemia, diz IBGE

 Foto: Google Maps 

Apenas o município de Brejo do Piauí, a 436 quilômetros de Teresina, não implantou medidas de isolamento social em razão da pandemia de Covid-19 no ano de 2020. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) através da Pesquisa de Informações Básicas Municipais (MUNIC) 2020.

Levantamento nos 5.570 municípios do Brasil, o IBGE mostrou que apenas 74 cidades no País relataram não terem tomado alguma atitudade para promover o isolamento social. 

Segundo o IBGE, a informação foi fornecida pela própria prefeitura de Brejo do Piauí, através de um questionário repassado ao município. Nesse documento, as opções sobre a adoção das medidas de isolamento e implantação de decretos municipais foram marcadas como não realizadas.

O superintendente de informações do IBGE, Eyder Mendes, explicou ainda que pode ter ocorrido algum equívoco por parte da prefeitura durante o preenchimento do questionário e que o órgão informa apenas o que foi repassado.

“Essa pesquisa é feita com questionários repassados ao município e a prefeitura não respondeu afirmativamente sobre a questão do decreto e isolamento social. Pode ter tido um equívoco da prefeitura e o IBGE informa o que foi repassado no questionário, não tendo como checar quem está preenchendo”, esclarece.

Brejo do Piauí faz parte da microrregião de São Raimundo Nonato e a população em 2020 foi estimada em um pouco mais de 3,8 mil pessoas, de acordo com o IBGE. Os dados do Governo do Piauí detalharam que a incidência de Covid-19 no município é de aproximadamente 41 casos para cada mil habitantes da cidade.

Em relação ao restante das cidades piauienses, a pesquisa apontou que 188 cidades decretaram o isolamento social e 35 municípios orientaram a população a ficar em casa e evitar aglomerações. Também 111 cidades utilizaram algum sistema de monitoramento para avaliar a eficácia da medida.

Já sobre o levantamento nos 5.570 municípios do Brasil, o IBGE mostrou que apenas 74 relataram não terem tomado alguma atitudade para promover o isolmaneto social, entre eles Brejo do Piauí. 

O que diz o município

Procurada pela reportagem, a gestão municipal de 2020 informou que o município adotou as medidas de isolamento social por meio de decretos municipais seguindo as orientações estabelecidas nos decretos do estado.

O coordenador municipal da Vigilância Sanitária de Brejo do Piauí, Marcelo Rosaldo, contou ao Cidadeverde.com que também foram realizadas ações de sanitização, toque de recolher e instalação de barracas sanitárias na cidade.    

"A gente apresentou o decreto do estado do Piauí, houve restrição de toque de recolher, fizemos ações educativas na zona rural e urbana, fizemos barracas sanitárias, fizemos o serviço de sanitização em praças públicas, nos comércios. Sempre que saia o decreto estadual a gente seguia", explica o coordenador.

Marcelo Rosaldo informou ainda que a média de casos ativos na cidade no ano passado era de 12 casos  e que o período de maior aumento foi no mês de novembro. Ele acrescentou ainda a possibilidade de ter ocorrido erro durante o preenchimento do questionário.

Confira decreto municipal de 2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário