Atendimentos do Programa de Combate ao Tabagismo voltam de forma presencial - Barra d Alcântara News

últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI

24 de nov. de 2021

Atendimentos do Programa de Combate ao Tabagismo voltam de forma presencial

 

Foto: Ascom/FMS 

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) desenvolve o Programa de Combate ao Tabagismo, aberto à população, com funcionamento no setor de Serviço Social do Hospital Municipal da Criança, no Parque Piauí, zona Sul de Teresina, e, desde a última semana, o serviço está sendo presencial.

Os pacientes têm atendimento por cerca de um ano por uma equipe multidisciplinar com vários profissionais: médicos, enfermeiros, assistentes sociais, nutricionista e pedagoga. “O tratamento, que dura cerca de um ano, concilia terapia em grupo e uso de medicamentos”, explica Alba Valéria Batista, coordenadora do programa.

A coordenadora comenta que o tabagismo é um grave problema de saúde pública. “A nicotina do tabaco causa dependência química similar à dependência de drogas como cocaína e é um fator que causa quase 50 diferentes doenças incapacitantes e fatais. Os malefícios do cigarro não são apenas individuais, mas também coletivos”, afirma.

Sobre o tratamento

A pessoa que procura atendimento inicia o tratamento com um encontro semanal por um mês com o objetivo de promover a cessação do tabagismo. Depois desse período, a pessoa passa a fazer parte de dois encontros, a cada quinze dias, e na fase seguinte é um encontro por mês.

Todos os encontros têm a finalidade de prevenir recaídas ou tratá-las, caso aconteçam, para que os pacientes se mantenham sem fumar.

As reuniões do programa acontecem às quintas-feiras, nos turnos da manhã, de 8h às 10h e a tarde, de 15h às 17h, de acordo com a disponibilidade do paciente. O contato para mais informações é pelos telefones 3220-4747 e 3220-5939.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

EM BREVE, SUA EMPRESA AQUI